Início > Projetos Especiais > Capacitação para otimizar serviços do Colab

Capacitação para otimizar serviços do Colab

Publicado em:  26/04/2023

Servidores municipais terão curso de gestão pública colaborativa

Para aumentar, ainda mais, a proximidade da prefeitura de São Gonçalo com a população que utiliza o aplicativo Colab, a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), vai realizar um curso de Gestão Pública Colaborativa, com a capacitação de servidores que estão diretamente ligados ao atendimento de demandas através do aplicativo. Com o tema ‘Uma trilha que vai te ajudar na transformação digital da sua cidade’, o curso terá duração de onze horas, o público alvo serão os servidores, que irão passar por quatro dias de capacitação. O treinamento será realizado no auditório da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, no Boa Vista, em quatro datas, com a primeira neste dia 27.

O curso terá uma abordagem ampla com temas relevantes para o município, como gestão pública, comunicação pública, democracia, cidadania e cultura de participação, uso da tecnologia, gestão pública colaborativa e desenvolvimento.

“O Colabore SG tem sido uma ferramenta muito importante para participação da população, sobretudo no Plano Estratégico Novos Rumos, onde a participação da população tem nos auxiliado na construção de políticas públicas mais assertivas. Esse curso é mais um passo para assegurarmos a participação do cidadão Gonçalense na política municipal”, disse a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.

Colab

O Colab é uma ferramenta dedicada aos moradores de São Gonçalo. Trata-se de uma plataforma digital gratuita para ser baixada em todos os dispositivos móveis (smartphones), onde a população pode solicitar serviços da zeladoria urbana, fazer sugestões e avaliar os desempenhos da gestão municipal. Através do aplicativo, os moradores também respondem a consultas públicas sobre intervenções programadas para a cidade.

Outras informações de interesse do cidadão gonçalense são compartilhadas através da plataforma, como: vacinação, emergências climáticas, interdição de vias públicas, entre outras.