Início > Assistência Social > Caminhada de conscientização do autismo reúne 200 pessoas

Caminhada de conscientização do autismo reúne 200 pessoas

Publicado em:  06/04/2024

Ação aconteceu neste sábado no Centro de São Gonçalo

Mais de 200 pessoas participaram, na manhã deste sábado (6), da “Caminhada de Conscientização do Autismo: o autista cresceu, e agora?”, que partiu da Rua Coronel Moreira César em direção à Praça Luiz Palmier, no Centro de São Gonçalo. Responsáveis, amigos e a sociedade em geral participaram do movimento, que terminou com a Feira de Artesanato de Mães Atípicas na praça.

Realizada pelo grupo Tea Mães em Ação e Casa Atípica, com apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo e da Cruz Vermelha, a caminhada aconteceu para lembrar e comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A caminhada – toda colorida com balões e cartazes – contou com o grupo de gaita de fole de São Gonçalo.

“A gente precisa levantar essa bandeira que o lugar do autista é onde ele quiser. Com esse ato, a gente consegue conscientizar as pessoas. Eu, como deficiente físico, faço parte desse projeto e o prefeito Capitão Nelson tem dado apoio a esse grupo”, disse Evangelista Ubirajara.

Andreia Iuki participou da mobilização com o marido e o filho autista Artur Iuki, de 15 anos. “Viemos para ajudar nessa conscientização e respeito pelo autismo. Eu acho que os autistas podem estar em todos os lugares e quem tem que se encaixar na sociedade não são eles. Somos nós que temos que entender e respeitar o espaço deles e de cada um”, disse a mãe.

A publicitária Priscila Oliveira acompanhou o evento. “É um prazer participar desse momento. É de grande valor essa conscientização. Cada vez mais a gente tem visto esse tipo de movimento, que não fazia parte da nossa convivência. É importante a gente ter a consciência e valorizar que todas as pessoas importam. Conheço autistas e acredito que a gente precisa melhor conviver e se adaptar a essa realidade e não eles à nós”, opinou Priscila.

Foto: Júlio Diniz