Início > Educação > Brincadeiras tomam conta de São Gonçalo

Brincadeiras tomam conta de São Gonçalo

Publicado em:  30/05/2017

Sorrisos, gargalhadas e muito aprendizado. Assim foi o lançamento da Semana do Brincar, promovida pela Secretaria Municipal de Educação nesta terça-feira (30), no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), na Estrela do Norte. Cerca de 120 alunos participaram de atividades de pintura, teatro, contação de histórias, dança, entre outras.

Para Maria Christina de Arsolino, diretora da Escola Estadual Municipalizada Maria da Glória Borges Leite, no Centro, ações como essa precisam estar presentes no cotidiano das unidades.

“A escola também é um lugar de diversão. O que estamos realizando aqui também faz parte da educação que promovemos na creche. É o que chamamos de ‘aprender brincando’. Em cada atividade lúdica há um conhecimento a ser trabalhado”, destaca Maria. Compareceram também turmas das escolas municipais Salgado Filho, em Itaoca, e Alberto Torres, no Mutondo, e duas creches conveniadas.

Estudantes do Instituto de Educação Clélia Nanci também colaboraram na organização da Semana. Alunos do 2º e 3º ano do curso de Formação de Professores explicaram como os conceitos podem ser abordados nas brincadeiras.

“Matemática, linguagem oral e escrita, movimento, autonomia, tudo isso é reforçado com estas brincadeiras. Andar sobre uma linha parece algo banal, mas nos permite trabalhar o equilíbrio, a concentração, a lateralidade. A versão de Romeu & Julieta da escritora Ruth Rocha que encenamos trouxe a questão da família, da obediência e do respeito às diferenças”, contaram Victor Jordão, Kauana Rodrigues e Beatriz Teles.

A programação vai até sexta (02) nas unidades que oferecem Educação Infantil da rede, com participação dos pais e responsáveis. As atividades são abertas à população.

Fonte: Semed