Início > Educação > Brasil Alfabetizado entrega certificados em São Gonçalo

Brasil Alfabetizado entrega certificados em São Gonçalo

Publicado em:  10/05/2018

Cerca de 40 pessoas compareceram à Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), na tarde desta quarta-feira (9), para receber a certificação de alfabetizados no Programa Brasil Alfabetizado, referente ao ciclo 2016/2017, que terminou este ano. O programa começou no município em 2003 e contempla pessoas com mais de 60 anos, que não tiveram oportunidade de acesso à escola.

“Neste ciclo, o município teve autorização do Governo Federal para abrir dez turmas com 16 vagas, num total de 160 alunos. É pouco para um município com 1,5 milhão de habitantes. Mas hoje muitos não poderão vir devido à dificuldade de locomoção e por não terem acompanhantes”, explicou a gestora do programa no município, Marilene Valviesse, que conta com a ajuda das coordenadoras Cláudia Lucia e Kamile Carvalho.

Segundo Marilene, o objetivo do programa é alfabetizar. Por isso é preciso ir até o aluno. “Temos duas coordenadoras, que visitam as turmas. Nós procuramos colocar essas turmas em lugares onde não haja modalidade da EJA do município para poder atender o máximo de pessoas possível. As turmas funcionam no horário em que o grupo de alunos se adapte melhor. Então, nós temos turmas que funcionam de manhã, turmas que funcionam à tarde e algumas que funcionam da tarde para a noite, mas nunca muito tarde devido à questão da locomoção de pessoas mais idosas, que não têm acompanhante para retornar para suas casas”, informou a gestora.

De acordo com a resolução do programa, as turmas podem funcionar dentro de igrejas, associações de moradores, escolas públicas ou particulares, e até na própria casa do alfabetizador, desde que tenha espaço adequado de iluminação e banheiro específico para uso dos alunos. “Não existe determinação para que seja em escolas. Esse programa atende dentro desses espaços porque o seu objetivo é ir até os alunos, atender as dificuldades do aluno e não trazer o aluno para um lugar distante de sua residência. Por isso que o alfabetizador tem que morar no mesmo bairro onde seus alunos moram, porque ele vai atender às necessidades de horário dessas pessoas”, afirmou Marilene.

A cerimônia contou com a presença de professores e coordenadores de diversos setores da Semed. A subsecretária de Ações Pedagógicas, Rejane Adriano, representou o secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes.

“A Secretaria de Educação recebe vocês aqui, neste momento tão importante que é a formatura, mais um objetivo atingido por todos vocês. Isso é para todos nós uma grande satisfação, é justamente o nosso papel cumprido enquanto educador e faz a gente se orgulhar de um dia ter acreditado na educação porque é tanto sacrifício que a gente passa, tantas dificuldades, mas a gente tem que ir em frente e pensar que tem um horizonte que a gente consegue realizar, fazendo com que vocês driblem também todas as dificuldades. Quanto vocês crescem através da leitura e da escrita! É um novo momento da vida de vocês. E a gente se sente orgulhoso em fazer parte desse processo, não só enquanto secretaria, mas também as professoras que trabalharam junto com vocês e se dedicaram para que a gente alcançasse esse belo objetivo, que é a leitura e a escrita”, ressaltou emocionada a subsecretária.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed