Início > Educação > Biblioteca Pública Municipal está quase pronta

Biblioteca Pública Municipal está quase pronta

Publicado em:  12/08/2019

As obras da Biblioteca Pública Municipal de São Gonçalo estão em sua reta final e a inauguração está prevista para o início de setembro. Com 128 metros quadrados, o espaço contará com computadores e toda infraestrutura necessária para atender aos munícipes, sejam estudantes, professores, pesquisadores e todos os que necessitem utilizar o local. Além disso, a biblioteca está sendo instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação, no Mutondo, perto de Alcântara, em uma localização privilegiada, de fácil acesso para todos os bairros da cidade.

“Provavelmente na próxima semana já vamos receber os livros, que atualmente estão armazenados adequadamente no prédio onde funcionava o 3º BI, no bairro Venda da Cruz, e iniciaremos a colocação dos computadores. Nosso prédio já tem acessibilidade, mas no futuro construiremos uma rampa exclusiva para a biblioteca, facilitando ainda mais o acesso para todos”, explica o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

A nova biblioteca terá parceria com a Fundação Darcy Ribeiro, garantindo a ampliação do acervo, que já conta com mais de 20 mil livros. “Estamos estudando outras parcerias também para que a biblioteca possa desenvolver o maior número de atividades possível. Afinal, a Semed terá um auditório para 250 pessoas, o que vai ajudar muito na promoção de atividades englobando toda a Rede Pública Municipal de Educação. Entre as atividades previstas está o Chá Literário, que acontece duas vezes por ano e passará a ser realizado mensalmente aqui, proporcionando maior envolvimento dos alunos com a leitura”, afirma o secretário.

Na última semana de julho, o secretário recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região, Marcelo Marques. Durante o encontro, conversaram sobre os desafios encontrados nas bibliotecas e a necessidade de maior atenção a esses espaços e aos próprios bibliotecários. O secretário, inclusive, disse que vai incluir o cargo de bibliotecário no próximo concurso do município.

A Biblioteca Pública Municipal de São Gonçalo foi inaugurada em 1942 com o nome de Biblioteca Municipal Genebaldo Rosas, sendo transferida para o Centro Cultural Joaquim Lavoura em 1988. Além de servir como fonte de pesquisas para o público, em seu espaço são realizadas palestras e atividades literárias como a contação de histórias, que sempre reúnem professores e estudantes, principalmente das escolas da Rede Pública Municipal.

Autor: Raquel Muniz
Fonte: Semed