Início > Educação > Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa fecha 2019 com grande frequência

Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa fecha 2019 com grande frequência

Publicado em:  27/12/2019

Reinaugurada em setembro deste ano, a Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa fecha 2019 com uma grande frequência de visitantes, entre estudantes, funcionários municipais e comunidade. A unidade fica localizada na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, no bairro Mutondo.

Cerca de 800 pessoas procuraram a biblioteca para realizar diversas pesquisas para trabalho escolar e monografias. Além disso, 20 escolas de Educação Infantil participaram do Projeto Brinca Comigo, totalizando uma média de 500 crianças ouvindo e interagindo durante a apresentação da contação de histórias.

Mais do que servir para pesquisa e empréstimos de livros, o espaço oferece computadores com internet, mesas de estudo e cerca de 15 mil livros para consulta do público. Criada dentro do conceito de biblioteca viva, a Genebaldo Rosa terá no próximo ano área de convivência e abrigará diversas atividades como o café literário e a continuidade da contação de histórias, que agradou a garotada. Tudo isso para incentivar ainda mais o gosto pela leitura no âmbito do município. Além disso, conta com um profissional habilitado em Braile, Libras e NVDA, para atendimento a deficientes visuais

A biblioteca possui um espaço dedicado a São Gonçalo, com publicações que contam toda a história do município. Esse espaço está aberto a obras de autores gonçalenses. “A ideia é apresentar aos frequentadores da biblioteca o trabalho de escritores do município. Queremos que os autores gonçalenses venham para a biblioteca, que tragam seus livros para que os nossos usuários tenham acesso ao que é produzido na cidade”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

O espaço conta com obras de escritores como Erick Bernardes (Panapaná, Contos Sombrios), Hélcio Albano (Meu Lugar), Fábio Fonseca (Natureza Biográfica), J. Sobrinho (Minha Vida em Prosa, Versos & Amizades), o cordelista Zé Salvador (As Duas Faces do Relógio do Sol Contam a História de São Gonçalo), Mario Lima Jr. (Mensagens ao Povo Gonçalense), Oswaldo Luiz Ferreira (Eu e Minha História), Fábio Rodrigo Gomes (Mixórdia e Outras Histórias).

O empréstimo de livros é feito mediante cadastro e cada usuário pode pegar até dois livros pelo período de 14 dias. Os interessados devem apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. O cadastro é gratuito e realizado na hora, na própria biblioteca, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Travessa Uriscina Vargas, 36, no Mutondo, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: Semed