Início > Semimd > Autismo é tema de palestra no Centro de Inclusão Municipal

Autismo é tema de palestra no Centro de Inclusão Municipal

Publicado em:  11/04/2017

A tarde desta terça-feira (11/04) foi marcada por palestra sobre o autismo no Centro de Inclusão Municipal (CIM), Vila Lage. Organizado pela Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, o evento contou com a presença de mães de portadores de autismo, além das instituições Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (Abrae), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Gonçalo (Apae) e a Clínica Escola do Autismo SG. Na palestra, pais e profissionais puderam conhecer mais sobre a deficiência, tirar dúvidas e trocar experiências vividas.

Verônica Amorim, mãe de um menino de 7 anos que tem autismo, trabalha na Clínica Escola do Autista e busca fazer pelo filho e pelas outras pessoas o que ela não poderia fazer se não estivesse tão próxima das ações da instituição.

“Eu tenho a possibilidade de estar em contato constante com os problemas enfrentados por quem tem a deficiência. O autismo foi reconhecido como deficiência e isso as pessoas precisam saber. A pessoa que tem autismo não é mal educada ou indisciplinada e, sim, é uma pessoa que precisa de cuidados como tantas outras que têm deficiências diferentes”, disse Verônica.

Para a subsecretária da pasta, Tânia Loyola, valorizar este contato com as instituições é a base para que as ações estejam sempre em evidência.

“A sociedade ainda não está preparada para identificar o autista. As pessoas portadoras de deficiência precisam ser tratadas com respeito, dignidade e merecem nossa atenção. Políticas públicas para o deficiente é o norte da nossa gestão e a nossa intenção é trazer informação que a sociedade precisa”, conclui Tânia.

Até o final de abril, outras ações serão realizadas entre a subsecretaria e as instituições. Nesta quarta-feira, às 14h, profissionais de nutrição farão uma palestra na sala de multimeios do Centro Cultural Joaquim Lavoura, Estrela do Norte, organizada pela Clínica Escola do Autista. Uma nutricionista e uma nutróloga irão falar sobre a importância da alimentação do autista. Como é uma deficiência pouco conhecida, embora não seja recente, os cuidados com a alimentação do autista também têm que ser redobrados.