Início > Educação > Aula magna abre ano letivo de 2019 em São Gonçalo

Aula magna abre ano letivo de 2019 em São Gonçalo

Publicado em:  28/02/2019

Com a presença do Juiz Professor e Escritor Jairo Vasconcelos e o Desembargador e Professor Fábio Dutra, São Gonçalo abriu na noite desta quarta-feira (27), com aula magna, o ano letivo de 2019 no Teatro Carequinha, no C.M. Ernani Faria, localizado em Neves. Com a palestra “A importância de registrar o cotidiano: viver para ver, ouvir e contar histórias”, para uma platéia formada por diretoras da Rede Pública do Município, realizada por Jairo Vasconcelos, que relembrou a sua trajetória de vida, que em determinados momentos deixou o escritor com a voz embargada pela emoção, ao contar para o púbico presente a sua infância, no Pará, na cidade de Monte Alegre.

O palestrante destacou a importância de uma boa roda de conversas para juntos poder se conscientizar da importância de registrar as vivências, em livros ou até mesmo diários e que perpetuem para futuras gerações as experiências adquiridas. Falou da sua infância no interior do Pará, numa cidade bem distante, chamada Monte Alegre, onde contou com ajuda de muitas pessoas para abrir os seus olhos e horizontes, entre eles seus pais e avós e uma prima professora que o ensinou a ler, contou tudo isso com a voz embargada pela emoção. Falou que tudo isso proporcionou a conquistar o seu espaço e também uma profissão. Relatou que não foi fácil atingir seu objetivo, lembrou da preparação para o concurso de Juiz, sua esposa também se preparava para o concurso, e ao acordar por volta das três horas da madrugada para amamentar a filha, ficavam os dois estudando até o dia amanhecer, visando a preparação para o concurso, no qual foram aprovados, ele para a Justiça Estadual e sua esposa para a Justiça Federal. Destacou a amizade desde o tempo de cursinho, com hoje o Desembargador Fábio Dutra.

Jairo Vasconcelos destaca que a primeira Comarca que atuou como Juiz foi em São Gonçalo, “quando fui convidado para fazer esta palestra para diretores de escolas, fiquei muito impactado pelo tema, mas também muito feliz, a ideia é estimular os diretores e professores e por meio deles chegar até os alunos, para registrarem suas vivências e experiências e transformá-las em belas histórias, que possam ser perpetuadas em livros. Será basicamente sobre isso minha palestra, usando as minhas próprias experiências, que me fez enveredar na escrita literária e mostrar que todos nós temos muitas lindas histórias a contar, basta ter disposição de colocar no papel, de modo que não se percam no ocaso existencial ou nas gavetas de nossas casas,” finalizou Jairo Vasconcelos.

Para o Desembargador Fábio Dutra, a família bem estruturada é de grande importância na Educação dos filhos, “a importância desta aula magna está voltada para a necessidade de chamar os diretores e a comunidade para refletir sobre o município e suas peculiaridades, a necessidade de se fazer uma educação de qualidade, que eleve São Gonçalo ao patamar das melhores práticas de ensino, preparando seus alunos para o mercado de trabalho, e disputar as melhores vagas, no contexto das demais nações, nossa Educação ainda está muito aquém, por isso precisamos chamar os diretores e a todos os envolvidos para uma reflexão, para uma melhor qualidade educacional em nosso município. Destaco que a educação depende da família e a família da educação, se a família for bem estruturada, organizada, com definições específicas do papel de cada um, do pai, da mãe e dos filhos, com certeza teremos uma educação de qualidade, os pais que não se preocupam com os filhos, acabam proporcionando uma educação quebrada, partida para os seus filhos,” declarou o Desembargador Fábio Dutra.

O Secretário Municipal de Educação de São Gonçalo, Marcelo Azeredo, disse que estava muito orgulhoso pelo evento, “quero agradecer a toda equipe da secretaria de Educação, diretores, professores, membros do nosso magistério, subsecretários, equipe de apoio aqui presentes e também a secretaria de Cultura pela cessão do espaço, e aos funcionários do C.M. Ernani Faria, que fizeram este momento acontecer, para que cada um de nós iniciemos o ano letivo de 2019, marcando aqui a história do nosso município, que comemora no dia 6 de abril 440 anos de sua fundação, uma data muito importante, pois nos acostumamos a comemorar a emancipação politica e administrativa, que acontece no dia 22 de setembro e a questão da fundação fica esquecida. Este ano chegou o momento, o ano de 2019 ficará marcado pela comemoração dos 440 anos da fundação de São Gonçalo. Não somente e Educação estará envolvida, mas a pedido do prefeito José Luiz Nanci toda a estrutura da prefeitura estará envolvida nesta comemoração. Com esta aula magna, que abre o calendário letivo de 2019, não poderia ser diferente, trazer um pouco desses 440 anos,a importância do registro do cotidiano na história do nosso município, da história de cada um de nós, por isso estamos aqui”, declarou Marcelo Azeredo.

O evento contou com a participação do maestro Gerly, Willian (guitarra e violão) e Robson Lemos, cantando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de São Gonçalo, todos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Gonçalo.

Estiveram presentes à aula magna, os subsecretários Tatiana Felix (Educação Infantil), Gisele Herdy Dutra (Ações Pedagógicas), Fernando Peres (Planejamento) e Adriano Borges (Infraestrutura).