Início > Educação > Aula inaugural do Cederj reúne centenas de alunos em São Gonçalo

Aula inaugural do Cederj reúne centenas de alunos em São Gonçalo

Publicado em:  22/07/2019

Centenas de estudantes de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro se reuniram na manhã do último sábado (20) para a aula inaugural do Polo Universitário de São Gonçalo / Universidade Aberta do Brasil / Cederj, que funciona no Ciep 250 Rosendo Rica Marcos, no bairro Gradim. O evento foi marcado pela alegria dos calouros e veteranos, que aproveitaram para realizar a primeira festa caipira do polo, comemorando também seus dez anos de existência. O Polo São Gonçalo oferece Licenciatura em Química, Física, Biologia, Matemática e Turismo, além dos cursos de Segurança Pública, Computação, Administração, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis. Fazem parte do Polo as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Federal Fluminense (UFF), Unirio e Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

Durante o evento, o Prefeito José Luiz Nanci percorreu todas as instalações do polo e fez questão de parabenizar a diretora Clayde Mara e demais administradores pelo excelente trabalho que vem sendo realizado. Acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo, e da equipe diretiva do polo, o Prefeito visitou os laboratórios de Física, Química e Biologia, a sala de Tecnologia da Informática, a Biblioteca e a sala reservada aos estudantes que precisam dispor dos computadores da instituição para suas tarefas, além de outros espaços de convivência como a quadra, que é utilizada para diversas atividades.

“Aos estudantes eu digo que isso tudo aqui é de vocês, é público, vocês são donos do polo. Eu senti orgulho quando subi as escadas e vi as cadeiras novas, a sala do Biologia toda equipada direitinho, a sala com os microscópios, os computadores. A melhor arma que existe contra a violência é a educação. Nós temos que lutar pela educação, temos que respeitar os professores. Se hoje eu sou médico, agradeço aos professores da minha cidade que me ajudaram muito. Eu quero parabenizar os que estão chegando agora, os novos alunos e parabenizar os que estão saindo. A mudança vai depender de vocês, estudando e atuando por melhorias”, ressaltou o prefeito José Luiz Nanci.

O Secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo, lembrou que é oriundo da escola pública e que o consórcio Cecierj é motivo de orgulho para o município.

“Hoje eu estou Secretário Municipal de Educação de São Gonçalo, mas minha origem é a escola pública, toda minha educação básica foi na escola pública, a minha graduação é em Matemática pela Uerj, aqui na FFP. É um orgulho muito grande para São Gonçalo poder sediar um polo, que é de referência no estado e até mesmo no território nacional. Há cerca de 15 ou 20 dias, nosso prefeito renovou o contrato, o consórcio entre o Cecierj e o município de São Gonçalo, por entender a sua importância para o nosso município ter um polo como esse”, afirmou o Secretário.

Marcelo lembrou ainda que os alunos do polo têm todo suporte necessário aos seus estudos. “Estudar semipresencialmente não é tão simples, no início vocês vão encontrar um pouco de dificuldade, mas depois que vocês se adequarem à situação vão ver que o conhecimento vai vir de uma forma natural. Lembrando que é um consórcio entre o governo do estado e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo. A Prefeitura tem comprometimento com a manutenção do prédio e com os funcionários administrativos. Mas, a pedido do nosso prefeito, desde que assumiu, o comprometimento vai um pouco além. Vocês vão ver aqui laboratórios de Ciências, Biologia, Química, Física, áreas de TI. Procuramos ir um pouco além daquilo que o convênio estabelece porque entendemos que esse polo é referência no estado e deve continuar a ser referência. Recebemos aqui representantes de Angola, de Portugal, da França porque têm interesse de montar uma fundação como essa com ensino semipresencial em seus países”, explicou Marcelo.

Também durante a aula inaugural foi exibido um vídeo com uma mensagem do presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky, aos novos estudantes.

“Vocês são alunos na modalidade semipresencial das melhores universidades desse país. Vocês estão fazendo uma universidade que exige uma dedicação muito grande, exige disciplina. Mas tenham certeza que terão uma graduação de qualidade como nos melhores cursos presenciais do país”, afirmou Bielschowsky, aproveitando para agradecer a colaboração de mestres, professores, articuladores e prefeituras.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Luiz Carvalho