Início > Esporte e Lazer > Atletas gonçalenses vencem 29º Campeonato Brasileiro de Kickboxing

Atletas gonçalenses vencem 29º Campeonato Brasileiro de Kickboxing

Publicado em:  03/07/2019

São Gonçalo mais uma vez é reconhecida em todo o país e ganha mais um motivo para se orgulhar. Entre os dias 20 e 23 de junho, diversos atletas do município voltaram com títulos, sendo que três deles com o de campeão e vice no 29º Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que contou com 178 atletas de todo os estado do Rio de Janeiro. Para alcançar essa conquista, a equipe gonçalense viajou até Sorocaba para conseguir as medalhas. Nesta quarta-feira (3), os ganhadores foram recebidos na sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, pelo prefeito José Luiz Nanci, para comemorar o resultado.

“É importante essa questão de investir na representatividade desse esporte e de todos os outros, pois faz parte da vocação e tradição da nossa cidade. São Gonçalo é um celeiro de grandes craques e tenho certeza que esses campeões levarão o nome da nossa cidade para o mundo. Isso é um orgulho pra gente, levanta nossa autoestima. Uma coisa é certa, vocês devem se dedicar aos estudos e aos treinos, assim irão longe”, afirma o prefeito.

Os atletas são filiados a Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro (FKBERJ), localizada no mesmo local do Projeto Se Liga. Este Projeto é uma instituição que existe há 16 anos e que tem parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, junto com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, oferecendo gratuitamente para a população aulas em diversas modalidades esportivas no tradicional clube da cidade, o Clube Tamoio.

Para o subsecretário de Esporte e Lazer, José Antônio Machado, a experiência que eles tiveram irá motivá-los para uma maior dedicação e pela certeza desse amor ao esporte e até como profissão no futuro. “O projeto Se Liga tem esse intuito de descobrir o talento dos jovens no esporte e levá-los como atletas para representar o município. O esporte é o elemento de transformação de uma sociedade, é uma oportunidade de viver melhor. Eles tiveram a oportunidade de participar de mais uma competição. Ver nossos alunos participando é um sentimento de muito orgulho, gratidão e reconhecimento pelo nosso trabalho. Hoje, temos muitas pessoas da idade deles em caminhos errados, e são eles que devem ter a força de vontade, que são a esperança de um futuro melhor”, declara.

Atleta há 13 anos e morador do Jardim Catarina, Marcio Ribeiro, conquistou mais uma vez o primeiro lugar no campeonato. O atleta de 35 anos possuí mais de 30 títulos em competições e diz ser uma grande emoção todas as vezes. “Eu comecei a lutar desde novo, antes eu praticava jiu-jitsu, até que conheci as aulas de kickboxing. Achei mais interessante a forma de lutar artes marciais e comecei. Porém, como cresci num ambiente difícil, não tive condições de fazer os dois esportes, quando optei pelo kickboxing. Com 4 meses praticando eu comecei competir e estamos aí até hoje, há 13 anos e com diversas medalhas de competições diferentes. O tatame é mais do que um simples esporte, é conhecimento e respeito que você lida diariamente. O amor pelo esporte que nós demonstramos é o valor para nossa vida de atleta”, conta.

Os outros ganhadores do município foram Alexandre da Silva, de 47 anos, vice-campeão da competição de nível adulto, e Roberto Firmino, de 16 anos, o ganhador da medalha de prata na competição Sub-17.

No encontro, também, estavam a chefe de Gabinete, Eliane Gabriel; o presidente da Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro (FKBERJ), Capitulino Gomes, e uma representante da empresa que patrocina o esporte no projeto; Raysa Pluvie.

O Se Liga funciona como uma ferramenta de inclusão e transformação social, com seis mil alunos. Dentre aulas existentes no projeto estão: o kickboxing, ballet, futebol, jiu-jitsu, judô, hidroginástica, natação e zumba. As atividades são para todas as idades e acontecem semanalmente, nos períodos da manhã e da tarde.

Para se inscrever nas atividades do projeto é preciso ir à sede do Se Liga, que fica no estacionamento do Clube Tamoio. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O Clube Tamoio está localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 101, no Zé Garoto – SG.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães