Início > Educação > Atendimento Educacional Especializado terá aula inaugural nesta quarta-feira

Atendimento Educacional Especializado terá aula inaugural nesta quarta-feira

Publicado em:  06/08/2019

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Educação Inclusiva, realiza nesta quarta-feira (07) a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo é fortalecer o processo de formação continuada dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino, concursados ou contratados, para que possam atuar no AEE em salas de recursos multifuncionais.

O curso terá duração de 180 horas, presenciais e não presenciais, com foco em pesquisas e atividades práticas de aprofundamento. As aulas serão realizadas às quartas-feiras de agosto de 2019 até maio de 2020, das 18h às 22h. O programa inclui os seguintes temas: “Educação e Inclusão Social: aspectos históricos e legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”; “O Atendimento Educacional Especializado: conceitos, princípios e orientações emanadas do MEC para sua implementação”; “Psicologias do Desenvolvimento e da aprendizagem (foco na análise aplicada do comportamento)”; “O aluno com altas habilidades/superdotação. O Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência física”; “O Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual”; “O Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência visual”; “Braille – módulo introdutório”; “Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiências múltiplas”, “O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista”; “Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência auditiva”; “Libras – módulo básico”; “Tecnologias assistivas”; “Adequação postural”; “O AEE e o PEI”.

A aula inaugural está marcada para ter início às 18h no Colégio Municipal Presidente Castello Branco, na Rua Carlos Gianelli, s/n, no bairro Boaçu, onde será realizado todo o curso.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed