Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
A apresentação dos produtos que serão ofertados para a merenda escolar foi realizada, nesta quinta-feira (5), à Comissão Temporária para Aquisição de Gêneros Alimentícios Provenientes da Agricultura Familiar. A mostra aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Mutondo, e foi promovida pelas associações ganhadoras da Chamada Pública da Agricultura e do Empreendedor Familiar Rural.
Após a apresentação dos produtos, foi realizada uma capacitação aos participantes das associações, conduzidas pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e posterior assinatura dos contratos para o fornecimento imediato dos alimentos.
“O Chamamento Público reforça o papel da agricultura familiar e reconhece que os agricultores produzem alimentos de qualidade, além do fato de que eles têm o direito a participar do processo e vender a sua produção local dispensando o processo licitatório pelas chamadas públicas. Se antes as crianças se alimentavam com enlatados cheios de conservas e comidas processadas, sobretudo por causa do poder das grandes indústrias de alimentos, que sempre dominaram o setor com produtos altamente calóricos e muito menos nutritivos, hoje é possível ver no prato dos alunos frutas, hortaliças, verduras, dentre outros produtos saudáveis, inclusive regionais, que se perderam nos hábitos locais. Nossas merendeiras através de capacitação são estimuladas a aproveitar melhor os alimentos e com isso ganha o meio ambiente, que é conservado de forma mais sustentável”, declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.
Desde 2009, a Lei 11.947 determina que 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) seja investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, com o objetivo de gerar renda para pequenos produtores, estimulando-os a continuar com suas propriedades rurais, garantir legumes, frutas e verduras de qualidade no prato dos estudantes e atender a legislação vigente do país.
Para o gestor do DAE, Salvador Augusto, foi um salto importante na qualidade da merenda escolar. “São Gonçalo deu um grande salto em direção à melhoria da qualidade da alimentação escolar no estado do Rio de Janeiro. Todos os produtos apresentados são de ótima qualidade, a partir de agora os alunos da Rede Municipal de Educação terão produtos frescos, sem agrotóxicos, direto do produtor, e isso é um grande avanço para o cardápio escolar”, disse o gestor do DAE.
As instituições participantes são as seguintes: Associação dos Produtores Familiares de Santa Rita e Região – Santa Rita de Cássia – Barra Mansa; Associação Serra Velha dos Trabalhadores Rurais de Nova Friburgo – ASVTR – NF; Associação de Produtores Familiares Regionais – ASSAFAR, de Rio Bonito.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados