Início > Cultura e Turismo > Associação Iê Capoeira realiza 13º Encontro de Camaradas em SG

Associação Iê Capoeira realiza 13º Encontro de Camaradas em SG

Publicado em:  17/01/2018

Uma expressão cultural brasileira que combina artes marciais, música, acrobacias e dança. A Associação Iê Capoeira, sob direção de Moisés da Silva, o Mestre Preguiça, completa 24 anos. E para comemorar, realiza nos próximos dias 18, 19 e 20 de janeiro, em diferentes pontos da cidade, o 13º Encontro de Camaradas. O evento tem apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Fundação de Artes (Fasg) e Secretaria de Esporte e Lazer. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Segundo Mestre Preguiça, o objetivo da realização é promover a interação entre os membros da Associação que atuam na cidade e também fora dela e levar a cultura da capoeira ainda mais à sociedade. “É um espetáculo. Teremos uma programação extensa. Quem quiser ver a cultura afro brasileira através de espetáculo pode comparecer. Basta levar energia positiva para a apresentação”, ressaltou.

A celebração começa na quinta-feira (18), a partir das 19h, com um aulão aberto, na Terra de Araribóia, ministrado pelo Mestre Bocka, fundador e presidente da Associação Angonal de Capoeira, no Condomínio do Conjunto Habitacional Sete de Setembro, na Alameda São Boaventura.

Já na sexta-feira (19), o evento ancora em São Gonçalo, na Loninha Cultural Baterista José Mauro Braga de Oliveira, localizada nos fundos do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), com uma roda de capoeira jogada pela Associação e convidados de outros municípios e estados.

O encerramento do encontro acontece no sábado (20), no Educandário Cecília Meirelles, no Centro de São Gonçalo, a partir das 15h, com o batizado de membros do grupo e troca de cordas. Seguindo a programação, haverá ainda apresentações de jogo de facas, jogo de navalhas e encenação de maculelê.

De acordo com o secretário interino de Cultura e Turismo, Giovani Raios de Sol, a capoeira em São Gonçalo é uma tradição antiga. “Seguramente a capoeira de São Gonçalo é uma das mais fortes e atuantes do Estado. Os mestres tem atuado em diversas frentes e transmitem a tradição com muito zelo para as gerações. O número de rodas de capoeira vem crescendo na cidade. Vemos muitos jovens e crianças iniciarem na capoeira, o que é fantástico e garante a continuidade desta cultura. Sabemos que São Gonçalo exporta profissionais para diversos países, então temos que incentivar esta prática na cidade”, afirmou.

Para o prefeito José Luiz Nanci, o evento será um momento especial tanto para os capoeiristas, quanto para a cultura da cidade. “Quem ganha com esses eventos é a população, que tem sua história, sua tradição e raízes fortificadas. É importante ressaltar que a capoeira é uma tradição que cresce na cidade e precisa ter continuidade sempre, e é por isso que a Secretaria de Cultura oferece apoio para eventos tão especiais quanto este”, concluiu o prefeito.

Sobre a Associação Iê Capoeira

A Associação Iê Capoeira foi fundada em 03 de setembro de 1994, no município de São Gonçalo, pelos Mestres: Capa, Preguiça e Canela, descendentes do Grupo de Capoeira Angonal (tradicional no Rio de Janeiro), e formados em 24 de abril de 1993 pelo Grão-Mestre Bocka. Os trabalhos desenvolvidos na Iê Capoeira são de carácter social, cultural e educacional, dentro de universidades, escolas, academias, associações de moradores, igrejas e projetos sociais, dentre outros. Promovendo a integração cultural entre os integrantes da Iê Capoeira e as manifestações populares brasileiras, além da constante busca do resgate da ancestralidade e do valor social encontrados nos saberes dos mestres de capoeira. Com sede em São Gonçalo e ramificações em todo o Brasil e alguns países do exterior, vem fazendo um trabalho diferenciado, utilizando-se da capoeira como instrumento pedagógico, contribuindo decisivamente para a formação de novos cidadãos.

SERVIÇO – 13º Encontro de Camaradas

DATAS e HORÁRIOS: Quinta-feira (18/1), de 19h às 22h, sexta-feira (19/1), de 19h às 22h, e sábado (20/1), de 15h às 19h
LOCAIS: 18/1 – Condomínio do Conjunto Habitacional Sete de Setembro, Alameda São Boa Ventura, 617 – Fonseca, Niterói; 19/1 – Loninha Cultural Baterista José Mauro Braga de Oliveira, localizada nos fundos do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), Av. Pres. Kennedy, 721, São Gonçalo; e 20/1 – Educandário Cecília Meirelles, Rua Dr. Nilo Peçanha, 246, São Gonçalo
Classificação Livre