Início > Assistência Social > Assistência Social retoma ações itinerantes pela cidade

Assistência Social retoma ações itinerantes pela cidade

Publicado em:  16/01/2022

Cidadania Itinerante, Cras Itinerante e Abordagem Cidadã levarão serviços gratuitos a milhares de gonçalenses

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai retomar suas atividades itinerantes pela cidade este ano. O objetivo das ações é aproximar o poder público do cidadão gonçalense, levando serviços gratuitos aos moradores do município que mais precisam. Além do Cidadania Itinerante, a pasta também vai reforçar o CRAS Itinerante e iniciou o Abordagem Cidadã, em parceria com outras secretarias.

Com o Cidadania Itinerante, a população poderá ter acesso à orientação jurídica, isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, emissão de CPF, direcionamento sobre Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientação ao combate à violência contra as mulheres, aferição de pressão arterial, odontomóvel, corte de cabelo e recreação infantil.

Com muita procura pelos serviços oferecidos no ano passado, as ações visam atender o maior número possível de munícipes.

“O prefeito Capitão Nelson determinou à Secretaria de Assistência Social que esses serviços possam chegar à população carente e socialmente vulnerável. Em 2022 não será diferente, toda a secretaria estará empenhada na realização do Cidadania Itinerante, que tem levado dignidade à nossa população”, destacou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

Em 2021 foram dez edições do Cidadania Itinerante, algumas delas atendendo a mais de dois mil gonçalenses. Confira abaixo os próximos bairros que irão receber o programa Cidadania Itinerante. A Secretaria de Assistência Social ainda irá definir os locais das ações nos bairros que ainda não têm os endereços listados.

CRAS Itinerante

A Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo também vai retomar as ações do programa CRAS itinerante. A ação também é realizada para levar serviços gratuitos à população. Os serviços disponibilizados são basicamente os mesmos oferecidos pelo programa Cidadania Itinerante, mas com uma estrutura mais enxuta, com ações localizadas em comunidades e localidades com população em situação de vulnerabilidade.

Abordagem Cidadã

Através de uma ação integrada entre as secretarias de Assistência Social, Políticas sobre Álcool e Drogas e de Saúde, a Prefeitura de São Gonçalo deu início, na última semana, ao Programa Abordagem Cidadã, que será realizado quinzenalmente em diferentes pontos do município.

A ação tem o objetivo de oferecer atendimento especializado para pessoas em situação de rua e dependentes químicos, garantindo direitos socioassistenciais através do trabalho de equipes técnicas da Subsecretaria da Proteção Social Especial, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Comitê de Erradicação do Sub-registro. Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas e Consultório na Rua, analisando as necessidades de cada pessoa abordada. São cerca de 30 servidores envolvidos nas ações.

As abordagens oferecem atendimento especializado da Assistência Social, como atendimento no Centro de Atenção Psicossocial e serviços de documentação básica, além da oferta de vagas em abrigos e comunidades terapêuticas para as pessoas abordadas nas ações.

Nas ações também é realizado encaminhamento para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com emissão de certidão de nascimento, CPF, e documentação básica junto ao Comitê de Erradicação do Sub-registro.

Cidadania Itinerante 2022 – Calendário de ações

• 29/01/22 – Complexo do Salgueiro
  • 05/02/22 – Jardim Catarina
  • 12/02/22 – Portão do Rosa