Início > Assistência Social > Assistência Social entrega dois equipamentos reformados

Assistência Social entrega dois equipamentos reformados

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/05/2024

Novos Cras e Creas do Arsenal já realizam atendimentos

Dois importantes equipamentos da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo foram reformados e poderão ter os atendimentos triplicados com as novas instalações. A população do bairro Arsenal ganhou, na última quinta-feira (23), novas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). 

“As reformas desses dois equipamentos reafirmam nosso comprometimento com o serviço de assistência social desenvolvido no município de São Gonçalo. Queremos proporcionar um local adequado e acolhedor a todos que precisam de ajuda. Esse é um compromisso da gestão do prefeito Capitão Nelson. Pedimos o empenho de todas as equipes do Cras e Creas para que atendam da melhor forma possível a população que procura os equipamentos e necessita de auxílio”, afirmou o secretário de Assistência Social, Felippe Mattos. 

No Cras Arsenal, a população do bairro e de localidades vizinhas podem ser atendidas para diversos serviços assistenciais, como atualização do Cadastro Único, orientações sobre programas sociais e benefícios como Bolsa Família, encaminhamentos e orientações para outras secretarias da Prefeitura, como Habitação, Educação e Saúde, além do pedido de  documentação e certidões de identificação.

“Com a unidade reformada, vamos poder triplicar o número de atendimentos no Cras. Se antes realizávamos cerca de 250 atendimentos por semana, agora a nossa expectativa é que consigamos realizar mais 750 orientações. Ou seja, com a reforma vamos conseguir atender ainda mais gonçalenses e com mais dignidade”, afirmou Aline Xavier, coordenadora do Cras Arsenal. 

Ana Silva, moradora do Arsenal, foi logo pela manhã desta sexta-feira (24), na unidade do Cras para solicitar uma atualização em seu Cadastro Único. “Gostei muito do novo Cras, está bem mais organizado e bonito. O atendimento no Cras é muito importante porque conseguimos diversas orientações de serviços que precisamos”, disse a moradora. 

Além das orientações, no Cras do Arsenal são oferecidas oficinas de artesanato e aulas de tai chi chuan e funcional. Informações sobre inscrições podem ser conferidas na unidade. 

Bem ao lado do Cras Arsenal fica o Creas, que é um equipamento que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, seja violência física, psicológica, entre outras. 

“Realizamos atendimentos por demandas espontâneas, encaminhamentos do Ministério Público, do Disque 100 e da rede municipal, seja da Educação, Saúde e alguns equipamentos da própria Assistência Social. Atuamos com uma equipe multiprofissional que inclui assistentes sociais, pedagogos, educadores sociais e psicólogos. Trabalho no Creas desde 2021 e poder ver essa unidade reformada me enche de alegria pois sei que poderemos ajudar ainda mais pessoas com excelência”, disse a coordenadora do Creas, Sabrinna Caldas. 

Além dos Cras e Creas do Arsenal, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo já entregou à população as reformas dos Cras de Venda da Cruz, Guaxindiba e Santa Luzia, além do Ceom Zuzu Angel, em Neves; o Centro de Acolhimento Social Gonçalense e o Centro Dia PCD, em Vista Alegre; e o Centro de Referência Especializado de atendimento à Pessoa Idosa, no Jardim Catarina.

As obras de adequação e manutenção dos equipamentos fazem parte do eixo “Cidade Justa e Inclusiva”, meta 27, do Plano Estratégico Novos Rumos – desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais -, que visa ampliar e reformar os equipamentos próprios da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de aumentar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.

As unidades do Cras e Creas ficam na Rodovia Amaral Peixoto, número 999. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h. 

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content