Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo realiza soltura de filhotes de jacaré-de-papo-amarelo e cágados que estavam na ASAS
05/12/2025
Equipe da área de soltura reforça cuidados intensivos diante de crescimento no recebimento de aves e filhotes
A Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, divulgou o balanço das atividades realizadas em novembro. O levantamento reflete um mês de intensa mobilização da equipe técnica, marcado pelo aumento expressivo no recebimento de aves e filhotes, muitos deles resgatados após fortes chuvas e ventos que afetaram ninhos e deslocaram animais de seus habitats.
Ao longo do mês, a unidade recebeu 329 animais silvestres, encaminhados por meio de resgates e entregas voluntárias feitas pela população de São Gonçalo e municípios vizinhos. A maior parte dos atendimentos envolveu aves em situação de vulnerabilidade, entre elas corujas, bem-te-vis, sabiás, pica-paus e gaviões. Também foram registradas entradas de mamíferos, como gambás, que em períodos reprodutivos costumam apresentar grande número de filhotes.
De acordo com a equipe técnica da ASAS, o aumento no recebimento de animais está diretamente relacionado à temporada reprodutiva, iniciada em agosto, que eleva o número de filhotes encontrados desamparados. Quando chegam à unidade, os animais recebem cuidados intensivos, como alimentação especializada, controle térmico e manejo específico conforme a fase de desenvolvimento. A demanda também é impulsionada por ocorrências após temporais, quando aves feridas ou desalojadas são localizadas por moradores.
O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, destacou o papel fundamental da população no aumento dos atendimentos registrados em novembro e reforçou a importância regional do trabalho da área de soltura.
“A ASAS se consolidou como uma referência no acolhimento e reabilitação de animais silvestres em toda a região. O trabalho técnico da equipe tem garantido que centenas de espécies recebam o cuidado necessário para retornar à natureza. Esse resultado também é fruto da participação ativa da população, que cada vez mais compreende a importância de entregar os animais encontrados diretamente à área de soltura, assegurando um atendimento correto e responsável”, afirmou o secretário.
Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) atua exclusivamente no resgate, acolhimento e soltura de animais silvestres de vida livre. A população pode colaborar com o trabalho da unidade entrando em contato com os canais oficiais sempre que encontrar animais silvestres em situação de risco.
Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS
Telefone da ASAS: (21) 2199-6336
Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.
E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br
Comando de Polícia Ambiental
Telefone: 0300 253 1177







Autor: Ascom
Foto: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados