Início > Meio Ambiente e Transportes > ASAS realiza soltura de gavião em seu habitat natural

ASAS realiza soltura de gavião em seu habitat natural

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/10/2025

Animal teve as penas das asas cortadas e passou por processo de recuperação ao chegar ao local

Técnicos da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) da Prefeitura de São Gonçalo realizaram, na última sexta-feira (24), a soltura de um gavião-asa-de-telha em seu habitat natural após o animal passar por um período de recuperação. O animal chegou ao ASAS com as penas das asas cortadas. Ele só foi solto após a recuperação completa, com o nascimento das novas penas.

O gavião chegou ao ASAS no dia 22 de abril, após o resgate pelo Corpo de Bombeiros em Itaboraí. Desde então, ele passou por avaliação física, triagem e cuidados veterinários, em processo de recuperação. Os animais na ASAS são tratados por uma equipe especializada através de parceria com a Faculdade Estácio. O trabalho é guiado por protocolos técnicos e legais, com foco na saúde e conservação das espécies.

Agora, o animal retornou ao seu habitat natural e poderá viver normalmente na natureza. O local exato da soltura não pode ser divulgado para evitar que ele seja caçado.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, a ASAS, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, desempenha um papel central na proteção da biodiversidade local, resgatando animais silvestres em situação de risco e promovendo sua reabilitação.

Além do resgate e da reabilitação, a ASAS atua na orientação da população sobre como proceder ao encontrar animais silvestres. A recomendação é não tentar manusear os animais e acionar os canais oficiais de atendimento, garantindo que o manejo seja feito de forma segura e adequada, tanto para os animais quanto para a população.

“A soltura dos animais é um procedimento que nos deixa muito alegres. Ver esses animais silvestres sendo resgatados, recuperados e voltando para a natureza é incrível. Já realizamos o resgate de mais de 3 mil animais desde a abertura da ASAS. Por causa desse tipo de trabalho cuidadoso, a ASAS se consolidou como um dos principais centros de conservação da fauna no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content