Início > Semimd > Arraiá promove a inclusão de pessoas com deficiência

Arraiá promove a inclusão de pessoas com deficiência

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/08/2019

Promover a integração e a socialização entre as pessoas com deficiência auditiva, visual, física, entre outras deficiências, em um momento de festividade e alegria. Foi com este intuito que a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (SEMIMD), através da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, realizou, nesta quarta-feira (14), o Arraiá na Roça, na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (Apada), em Neves.

O evento contou com apresentações de dança, teatro e casamento na roça dos usuários da Apada, do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo (Cadevisg), do Centro de Reabilitação, Educação e Integração Social (Cerei) e da Residência Inclusiva (RI). As crianças do Coral Municipal Infantil de São Gonçalo fizeram a abertura da festa, cantando clássicos como “Se essa rua fosse minha”, “Aquarela”, “Depende de Nós”, entre outros.

“A pessoa com deficiência merece e precisa ser tratada com carinho e respeito. Agradeço ao prefeito José Luiz Nanci por nos apoiar e ajudar a promover momentos como esse, para esta parcela da população que é acolhida com tanto amor e atenção por essas instituições. Mais que uma festa, momentos como esse também são formas de desenvolver as relações interpessoais, fortalecer as redes e mostrar a eles que não estão sozinhos”, afirmou Tânia Loyola, subsecretária da Pessoa com Deficiência.

Para a presidente da Apada, Maria Aparecida Boechat, realizar eventos como a festa no Arraiá ajuda a promover a autoestima dessas pessoas.

“É muito importante a realização de eventos como esse, que são voltados para essa parte social, focando na socialização entre eles, tendo conhecimento com outras deficiências e isso é muito bom. É o momento deles, em que eles são protagonistas”, afirmou Maria Aparecida.

Segundo a secretária da SEMIMD, Marta Maria Figueiredo, é importante ter um olhar mais atento para este público e lutar pela inclusão.

“Nós, enquanto poder público, precisamos ter um olhar diferenciado para todos os segmentos que atendemos, e estarmos sempre lutando pela inclusão e a valorização desses grupos”, ressaltou Marta.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content