Início > Educação > Alunos são autores em ‘manhã de autógrafos’ em escola de São Gonçalo

Alunos são autores em ‘manhã de autógrafos’ em escola de São Gonçalo

Publicado em:  14/12/2022

Projeto estimula produção textual e leitura na rede municipal

Para a culminância do projeto “Contos, Cantos e Encantos”, os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Alberto Torres, no Colubandê, fizeram, nesta terça-feira (13), uma manhã de autógrafos dos livros escritos durante o ano para os pais e responsáveis. Durante o semestre, as professoras trabalharam textos e oficinas para ajudar os alunos na confecção de seus livros, que contam com texto, dedicatória e ilustração.

A ideia partiu das professoras Andreza Barros e Carla Barcelos, que buscaram despertar o interesse da turma por literatura, tanto lendo quanto escrevendo. Elas contam que trabalharam as histórias individualmente com cada criança e depois editaram e encadernaram para que os alunos tivessem um material que pudessem guardar para sempre.

“Essa produção textual funciona como um incentivo à leitura e o projeto respeita a linguagem do aluno, já que eles são os autores dos livros. Quando a gente faz esse tipo de atividade, o aluno começa a se perceber como um autor, não só de livros, mas da própria vida. Eventos como este, de manhã de autógrafos, fazem com que o aluno se sinta muito valorizado”, disse Andreza.

Encantada com o resultado, Aparecida Lima não esperava estar na dedicatória do livro “Um dia Divertido” da filha Mirela. Ela conta que a filha adora a escola e as professoras e que, com certeza, irá guardar o livro com muito carinho.

“Eu não esperava, eu pensei que ela ia falar do pai dela e, para minha surpresa, ela falou na dedicatória que eu adoro os desenhos dela. Quando eu vi, comecei a chorar. A criança escrever um livro quando ainda está no primeiro ano, aprendendo a ler e a escrever, é muito marcante”, conta a mãe.

Foto: Julio Diniz