Início > Educação > Alunos do EJA recebem certificado de conclusão de curso

Alunos do EJA recebem certificado de conclusão de curso

Publicado em:  31/10/2018

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) realizou, nesta terça-feira (30), a cerimônia de formatura e entrega de certificados do Curso de Assistente Administrativo, integrado ao Programa de Qualificação Profissional de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi realizado no auditório do Serviço Nacional de Transporte (Senat), em Tribobó.

Os alunos das Escolas Municipais Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, e Estephânia de Carvalho, localizada em Laranjal, apresentaram o resultado de tudo que aprenderam no curso, através de seus trabalhos. Cada grupo montou uma empresa, estruturando desde a criação até a abertura, dentro do ramo escolhido pelo grupo e fizeram a apresentação para os professores, coordenadores e convidados. Foram criadas diversas empresas como: Amor e Perfume, com foco em difusor aromatizante; Cheiro e Espuma, fabricação de sabonetes artesanais; Home-Art, confecção de almofadas, panos de prato, jogos de banheiro, tapetes para casa; Bolos e Sonhos, fabricação de bolos comestíveis e fakes; Confecção Perros Del Mangle, confecção de camisetas estampadas, tudo criado pelos alunos/empresários.

Adriana Portela, coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Senat, destacou a missão do Sest/Senat, que é formar para o trabalho. “O foco principal é o trabalhador do transporte, mas atendemos em outras áreas, para profissionalizar e trazer o aluno para o mercado de trabalho. Destaco a parceria com a Prefeitura de São Gonçalo como sendo de grande importância, já atuamos juntos em outras oportunidades, com o Pronatec isso se fortificou e com a chegada do Fernando Peres, que lutou pelo EJA profissionalizante, a parceria ficou mais frequente e apoiamos a iniciativa para que tudo pudesse acontecer da melhor forma,” finalizou Adriana Portela.

Fernando Peres, coordenador de Projetos da Semed, enfatizou a parceria realizada. “Esta parceria faz parte de um projeto de política pública da Educação de São Gonçalo, que é o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), com qualificação profissional, o Senat se tornou parceiro de São Gonçalo nesse projeto. Vejo tudo isso como uma oportunidade de crescimento, não só profissional, mas também de cada um dos alunos, o lema do nosso projeto não é criar o trabalhador, é criar o cidadão para que tenha seu trabalho e dignidade. A autonomia que esses jovens terão não tem preço, ao desenvolver um projeto como esse, afirmo que transforma a vida de cada um deles, para seguir um caminho muito promissor como pessoa e profissional,” destacou Fernando Peres.

Para Sirlei Ramos, 46 anos, aluno do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, o curso foi muito importante. “Estou muito feliz por concluir o curso e tenho certeza que a porta de emprego agora estará mais aberta, estou em condições de me apresentar em uma empresa para concorrer a uma vaga de emprego. Para mim foi um sonho realizado, quero agradecer aos meus amigos, professores e a todos da Secretaria de Educação de São Gonçalo a oportunidade dada não só a mim, mas também aos meus colegas de curso,” concluiu Sirlei Ramos.

Estiveram presentes ao evento, Fernando Peres, coordenador de projetos da Semed; Adriana Portela, coordenadora de desenvolvimento profissional do Senat; Mônica Lessa, técnica de formação profissional; Luana Castro, instrutora; Sabrina Machado, instrutora; Telma Silva, instrutora e representantes da Prefeitura de Niterói.

Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semed