Início > Assistência Social > Alunos de São Gonçalo visitam idosos em casa de repouso

Alunos de São Gonçalo visitam idosos em casa de repouso

Publicado em:  12/08/2022

Projeto é uma parceria da Secretaria de Educação com o TJRJ

O dia, nesta sexta-feira (12), amanheceu diferente na Casa de Repouso Lar das Acácias, no Centro. Alguns alunos da Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire fizeram uma visita especial aos idosos para o projeto Reciprocidarte. O projeto é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Secretaria Municipal de Educação, que visa levar alegria aos idosos das casas de repouso de São Gonçalo através de música, poemas, cartas e desenhos feitos pelos alunos da rede.

O secretário de Educação, Maurício Nascimento, abriu o evento falando sobre o carinho e a atenção que os alunos têm dedicado aos idosos. Ele ressaltou a importância desse tipo de evento para levar alegria não só para quem está na casa de repouso, mas também para as crianças que se dedicaram ao projeto.

“É muito bom ter a oportunidade de ver essa parceria entre a criança e o idoso. O idoso é uma fonte de sabedoria e conhecimento e a criança tem aquela vitalidade e alegria. Estamos trabalhando, junto com o TJRJ, para levar o projeto para mais casas de repouso, fazendo com que esse intercâmbio de gerações continue”, disse o secretário.

O aluno Elço Lyandro, de 12 anos, fez um desenho especial e entregou para um dos idosos. Ele desenhou um senhor segurando dois balões de festa e disse que simbolizava a alegria daquele momento.

“Foi um trabalho muito legal, fazer o desenho foi muito divertido e poder entregar é melhor ainda. É uma coisa muito generosa e muito boa, o senhor ficou muito feliz, era isso que eu buscava com o meu desenho”, explicou o aluno.

Animada com a visita, Eunice Vieira, de 74 anos, quis até aprender a tocar violoncelo durante o evento. Ela disse que vê o projeto como uma forma de sair da rotina e agradeceu o carinho das crianças.

“É um evento para divertir a gente, traz uma felicidade e a gente sai da rotina. Adorei a pulseira que eu ganhei de presente dos alunos, muito linda, vou guardar com muito carinho”, afirmou a idosa.