Início > Educação > Alunos de São Gonçalo visitam APA de Guapimirim

Alunos de São Gonçalo visitam APA de Guapimirim

Publicado em:  27/07/2022

Estudantes da rede pública fazem passeio de barco pelos manguezais

Em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho, alunos da Escola Municipal João Cabral de Mello Neto, em Vista Alegre, participaram de uma visita guiada à APA de Guapimirim, onde visitaram os manguezais e aprenderam sobre a importância deste ecossistema costeiro. O evento é uma realização do ICMBio, com apoio do Instituto Guardiões do Mar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e o Instituto Esporte pelo Planeta.

A iniciativa partiu das gêmeas Cláudia e Kátia Alencar, referências no remo brasileiro, que decidiram levar a consciência sobre as mudanças climáticas para a população. Segundo Kátia, elas escolheram os manguezais como uma solução natural, uma chance de mostrar aos alunos os últimos remanescentes de Manguezais do Rio de Janeiro.

“Foi uma manhã de muita informação sobre esse ecossistema, com oficina ambiental e passeio de barco, realizado pelo IcmBio de Guapi-Mirim. Os alunos nunca tinham passeado de barco, e não imaginavam ter um local tão bonito, com uma natureza tão cuidada. Eles puderam aprender a respeito da importância dos manguezais”, contou a remadora.

Os manguezais se destacam por serem considerados o berçário da biodiversidade marinha, estocarem carbono, funcionarem como escudo natural contra o avanço do nível do mar e dos desastres ambientais costeiros, e por isso, ajudam a diminuir os impactos das mudanças climáticas. Mais de um terço de todas as florestas de mangue no mundo já desapareceram. Atualmente, os manguezais estão desaparecendo três vezes mais rápido do que as florestas. Se as atuais taxas de desmatamento continuarem, todos os manguezais podem ser perdidos até o final deste século.

“É muito importante mostrar para as crianças essa biodiversidade e o impacto das mudanças climáticas para que elas cresçam e se tornem adultos conscientes. Os alunos adoraram a aula de biologia a céu aberto e se empolgaram muito. Estamos trabalhando para levar outras unidades para este passeio”, disse a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes.

Foto: Ascom