Início > Transportes > Alunos da rede municipal participam do Projeto Aula Passeio

Alunos da rede municipal participam do Projeto Aula Passeio

Publicado em:  02/05/2024

Turma visita empresa de transporte coletivo em São Gonçalo

Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, no Laranjal, participaram do Projeto Aula Passeio, nesta manhã de quinta-feira (2). A atividade aconteceu na garagem da Viação Mauá, no bairro Boaçu. No local, os alunos aprenderam mais sobre o trabalho realizado pela empresa e conheceram vários profissionais, incluindo mecânicos e funcionários administrativos.

O Projeto Aula Passeio é uma atividade promovida pela Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com as empresas do ônibus. Mostrando um pouco do trabalho desenvolvido nas empresas, a atividade busca conscientizar os jovens também a mudarem seus comportamentos ao utilizarem o transporte público para conservá-los. Os jovens aprendem sobre o funcionamento da empresa através de vídeos apresentados durante o passeio.

“No projeto, os jovens constatam a existência da vasta gama de atuação profissional nesses bastidores e entendem a importância de cada profissional e sua contribuição no processo. A partir dessa vivência, buscamos dar para esses jovens o entendimento e a importância de observar o seu posicionamento diário no interior do veículo”, afirmou Fábio Lemos, secretário de Transportes.

Além disso, ainda durante o passeio, os jovens recebem informações sobre o Programa Jovem Aprendiz e entendem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho dentro do próprio município.

Os alunos se sentiram motivados e animados com o passeio. Ketelen Martins, de 16 anos, uma das jovens que estava na atividade, aprovou a iniciativa. “Eu nunca tinha visto essas coisas de perto. Conheço mais agora sobre ônibus, coisas que antes eu só via na televisão. Eu também já pensei em trabalhar aqui, vi muitas meninas na administração da empresa e gostei bastante”, afirmou.

Marcos César Santos de Souza, de 16 anos, também foi um dos alunos que esteve no passeio. “Tô achando tudo maravilhoso! Conheci, por exemplo, um motor de ônibus. Tô gostando muito! Nunca tinha vindo aqui. Já quero ser motorista”, disse.

Foto: Renan Otto