Início > Educação > Alunos da Rede Municipal de São Gonçalo são destaques a nível estadual, federal e internacional

Alunos da Rede Municipal de São Gonçalo são destaques a nível estadual, federal e internacional

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/04/2019

As escolas municipais de São Gonçalo estão marcando um gol de placa na formação dos alunos. Destaques podem ser encontrados no Centro Interescolar Ulysses Guimarães (CIUG), no Porto da Madama, no Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, Estephânia de Carvalho, no Laranjal, e Alberto Torres, no Colubandê. Estudantes destas unidades conseguiram se destacar em instituições importantes do Rio de Janeiro e até fora do país.

Para o secretário municipal de Educação de São Gonçalo, Marcelo Azeredo, é um grande orgulho saber que alunos da Rede Municipal de Educação estão se destacando em concursos, seja estadual, federal e até internacional.

“É um compromisso do prefeito José Luiz Nanci de cada vez mais fortalecer a Educação em nosso município, e como secretário desta pasta tenho buscado cada vez mais implementar ações imediatas no sentido de melhorar a qualidade do nosso ensino, para que mais alunos se destaquem nas buscas dos seus objetivos. Minha formação é de escola pública, por isso tenho um carinho muito grande por este segmento, quero parabenizar os alunos aprovados, mas também os professores que os ajudaram a buscar os seus ideais”, declarou Marcelo Azeredo.

Centro Interescolar Ulysses Guimarães

Alan Cardec Cardoso, 20 anos, aluno do Ciug, foi destaque ao se inscrever para o Cambridge English, também conhecido como First Certificate in English (FCE), marcando 185 pontos de um total de 190. O FCE vem a ser um certificado de proficiência de qualificação de nível intermediário superior. Um individuo proficiente é alguém hábil e capaz, e demonstra conhecimento em um determinado assunto. Os exames de idiomas são essenciais para provar as instituições, principalmente universidades, que o aluno possui um grande conhecimento da língua, inclusive é requisito para cursar mestrado ou doutorado no exterior.

Para Alan Cardec, aluno de Engenharia Civil da UFRJ, a principal motivação para se inscrever no FCE foi ter a possibilidade de poder estudar no exterior. “Ter uma experiência internacional não só em relação a minha formação acadêmica, mas também a vivência em outro país e uma outra cultura. É muito importante para quem deseja estudar ou trabalhar no exterior ter esta certificação do Cambridge English. Como estudante de Engenharia, que está cada vez mais em desenvolvimento, o inglês é um idioma de grande importância na minha futura profissão, além disso posso estudar em qualquer universidade no exterior”, finalizou Cardec.

Para a professora de inglês do Ciug, Cristiane da Silva Lopes, com dedicação e foco o aluno pode ser destaque ao final do curso. “O FCE é uma certificação expedida pelo Universidade de Cambridge, que chancela (aprova) o nível de inglês do aluno, neste caso garante que ele esta apto a se expressar nas mais diversas situações, produzir textos, compreender áudios. A proposta do Ciug é preparar o aluno para realizar a prova, para fazer o curso é necessário ter um conhecimento da língua. O interessado pode ingressar no curso através de um teste seletivo, os alunos do curso regular do Ciug tem prioridade de vagas, as que não forem preenchidas serão disponibilizadas para alunos de outras escolas. O processo seletivo consiste em entrevista, produção de texto em inglês. É muito importante para aprovação o aluno ter foco e traçar um objetivo bem claro e estudar com bastante afinco e motivação. No caso do Alan, ele seguiu todas as orientações, foi um aluno exemplar durante todo o curso, que culminou com sua aprovação no FCE”, finalizou Cristiane.

C. M. Estephânia de Carvalho

Miriã Monteiro Carino, de 18 anos, moradora do Jardim Catarina, é a primeira da família a ingressar no ensino superior. A estudante, que desde os 4 anos de idade sempre foi aluna do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, que fica localizado no Laranjal, foi aprovada em três universidades do Rio de Janeiro, para o curso de Engenharia Química. A trajetória de sucesso começou quando a jovem foi aprovada no ensino médio para o Colégio Pedro II, em Niterói, em terceiro lugar, em 2015.

Miriã contou que estudava pela manhã e que, quando não tinha aulas no período da tarde, que eram voltadas para o Enem, ela ia para casa fazer exercícios. Tirava apenas uma hora por dia para assistir filmes e séries, com o intuito de descansar e distrair.

“Fazer os exercícios eram a parte mais importante. Foi uma rotina pesada, mas valeu o esforço. Todo mundo ficou muito feliz ao saber que fui aprovada, foi emocionante. Eu sabia que estava no caminho certo para conseguir um bom resultado, mas eu não esperava ser aprovada para as três universidades”, contou Miriã.

C. M. Ernani Faria

Fernanda Chagas de Oliveira, aluna do C.M. Ernani Faria, 15 anos, aprovada para o Colégio Pedro II, IFRJ e Faetec, destaca a importância muito grande do colégio na sua formação. “O Ernani sempre foi muito importante em todo o trajeto até aqui, sempre nos deu muita força, tanto a mim quanto ao meu irmão, que também foi aprovado para a Faetec, mas a todos de forma geral. O colégio nunca desacreditou dos alunos, sempre ofereceu oportunidades diferenciadas para a nossa formação, como o teatro para termos uma boa qualidade de ensino para atingir nossos objetivos. Agradeço a coordenadora Regina Falcão, que sempre nos impulsionou a crescer, a professora Aldaleia Figueiredo, o professor Djalma Luis, enfim a todos que nos ajudaram a buscar os nossos objetivos. A minha escolha para o Colégio Pedro II se deu pelo seguinte motivo: pretendo estudar Medicina e a instituição pode abrir e ampliar os meus estudos com o foco muito grande no Enem, para a faculdade que pretendo cursar vou precisar de uma boa pontuação, e tenho certeza que o Colégio Pedro II me dará uma base muito boa para alcançar meu objetivo, de me formar como médica”, declarou a aluna Fernanda Chagas.

Para Danilo Chagas de Oliveira (irmão de Fernanda), 16 anos, aprovado para a Faetec, o resultado foi um momento de muita emoção. “A preparação foi muito difícil, participei do concurso e a instituição que escolhi foi a Faetec, que abrange de certa forma a área que pretendo me formar, no momento estou cursando Máquinas Navais, que tem a ver com a profissão que pretendo seguir no futuro, que é Engenharia Naval. Quando soube do resultado foi um momento de muita alegria para mim e a minha família, estar na Faetec é uma conquista que agradeço e dedico a professora de português, Aldaleia Figueiredo, que me deu inspiração para seguir na minha caminhada de estudante e me ajudou muito, mas agradeço também a todos os professores que fizeram parte desta minha jornada no Ernani Faria”, finalizou o aluno Danilo Chagas.

E. M. Alberto Torres

Andressa Victória do Nascimento Costa, 15 anos, aluna da Escola Municipal Alberto Torres, da alfabetização até o 9º ano, também foi aprovada no Colégio Pedro II.

“É preciso ter foco para conseguir o sucesso. O meu aprendizado no Alberto Torres foi um conjunto de situações, o Projeto + Educação foi muito útil, onde contei com ajuda dos professores Andreia e Rafael, na área de português e matemática, mas todos os professores daqui são excelentes, recebi muitas dicas para aproveitar melhor o conteúdo escolar, o pessoal da biblioteca ajudou muito, foi muito importante a ajuda de todos da escola. Quero agradecer de forma especial a minha diretora Rossana Peyrek. Me preparei estudando em casa, mas passei um bom tempo na escola, à tarde frequentava a biblioteca, lendo livros, fazendo pesquisas. A dedicação dos professores com os alunos me despertou a vontade de seguir a carreira do magistério. Quero muito ser professora e transmitir tudo que estarei aprendendo para meus futuros alunos e fazer isso com muito amor, da mesma maneira que estou sendo tratada. A escolha pelo Colégio Pedro II se deu depois de pesquisar a instituição, perguntar as pessoas que estudam lá e obtive ótimas referências, o que me levou a decidir pelo colégio. Com certeza terei uma boa base para ser aprovada no Enem e ingressar no magistério”, declarou Andressa Victória.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content