Início > Educação > Alunos da rede municipal de São Gonçalo participam de avaliação nacional

Alunos da rede municipal de São Gonçalo participam de avaliação nacional

Publicado em:  08/11/2023

Estudantes fazem prova que avalia ensino em todo o País

Depois de muito estudo e dedicação, chegou a hora de mostrar o conhecimento. Durante o mês de novembro, está sendo aplicada a prova o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em todo o País. Na rede municipal de Educação de São Gonçalo, nesta quarta-feira (8), foi a vez dos alunos de 5º ano da Escola Municipal Albertina Campos, no Mutuá, realizarem o exame.

A prova do Saeb, que acontece uma vez a cada dois anos, avalia o ensino nos anos iniciais e finais das instituições. No último exame, São Gonçalo cresceu 0,6 pontos na média em relação a 2019 e obteve a nota 5,2 na categoria anos iniciais, alcançando o terceiro maior crescimento do Estado do Rio de Janeiro e o maior da Região Metropolitana.

“Fizemos um acompanhamento de perto, durante todo o ano, reunindo professores, preparando as turmas com simulados e familiarizando os alunos com o tipo de prova, para que eles ficassem bem tranquilos na realização do exame. O último resultado do Saeb nos deixou muito contentes e, com muito trabalho, melhoraremos ainda mais”, disse a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes.

A prova contempla questões de português e matemática, trazendo interpretação de texto e raciocínio lógico. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho do Saeb. Para a diretora, Mirtes Lessa, a preparação, que está sendo feita desde o início do ano, foi fundamental para que os alunos entendessem a importância da prova.

“As professoras prepararam eles, fizeram vários simulados, organizaram, estão desde o começo do ano preparando os alunos para este dia. E, hoje, eu vi uma boa repercussão durante a prova, eles estão muito interessados e querendo participar. Eles estudaram, se prepararam e ficaram na expectativa. Deu muito orgulho de ver a seriedade com que eles estão lidando com a avaliação”, contou a diretora.

Foto: Luiz Carvalho