Início > Educação > Alunos da Rede Municipal de São Gonçalo assistem peça no Sesc-SG

Alunos da Rede Municipal de São Gonçalo assistem peça no Sesc-SG

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/03/2020

O Sesc RJ, através de uma parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, está proporcionando que cerca de 600 alunos da Rede Municipal de Educação, do 1º ao 4º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA, sejam levados ao Teatro Sesc-SG. Nesta terça-feira (3), a abertura das atividades se deu com o espetáculo “Onde eu guardo um sonho”, de Adelly Constantino, do Rio de Janeiro, que contou com a presença do prefeito José Luiz Nanci e uma plateia formada por alunos da Educação Infantil.

A programação acontece entre os dias 3 e 8 deste mês e leva um pouco mais da arte circense para os estudantes da rede, através do projeto “Picadeiro Móvel – O Circo é Delas”.

O público presente vibrou muito com o espetáculo apresentado nesta terça. A peça traz uma mulher que acorda dentro de um enorme brinquedo de praça. Colchões e travesseiros ainda estão ali… Será ainda um sonho? Através de muitas acrobacias, sustos e brincadeiras, o espetáculo traz a reflexão sobre como é virar adulto dentro da imaginação de uma criança.

Para o prefeito José Luiz Nanci, levar cultura e diversão para os alunos é primordial. “É muito importante que os alunos participem de uma atividade que proporcione diversão e cultura, principalmente quando se trata de atividade circense, que é interativa e pedagogicamente é possível trabalhar diversas questões na sala de aula”, disse o prefeito.

Em sua quinta edição, o projeto do Sesc RJ traz ao município companhias e artistas do Rio de Janeiro e mais sete unidades da federação (PA, SP, MG, MA, DF, SC e PE), além da Europa (Bélgica) e América Latina (Colômbia e Argentina). As apresentações são gratuitas e acontecem em diferentes espaços da cidade: Sesc São Gonçalo, Lona Cultural Lídia Maria da Silva, Shopping Pátio Alcântara e também escolas da rede pública da região. Trata-se de uma forma de democratizar o acesso da população a toda a diversidade desta que é uma das mais populares manifestações artísticas.

“Ao participarmos deste maravilhoso projeto do Sesc RJ, proporcionamos aos alunos da Rede Municipal de Educação acesso à cultura, ao mesmo tempo que educamos para uma sociedade mais sustentável”, declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.

“Participar de eventos como este, além de despertar nos nossos alunos das primeiras séries, consciência ambiental, irá apontar caminhos, para que os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA entendam que é possível intervir positivamente na cidade, é isso que queremos ao trabalhar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, completou Fernando Peres, subsecretário de Planejamento Educacional.

O Picadeiro Móvel tem como objetivo traçar um panorama da produção circense brasileira e apresentar alguns destaques internacionais dessa linguagem. Com curadoria convidada de Samantha Anciães – uma das representantes das Marias das Graças, grupo pioneiro em palhaçaria feminina no Brasil –, esta quinta edição joga luz sobre a produção circense com protagonismo feminino. A intenção é desconstruir a ideia do circo como um universo dominado por homens, no qual era improvável ter em cena mulheres fazendo malabarismo, mágica, palhaçaria, acrobacias e números de força física.

“É um projeto muito emblemático do Sesc que estamos trazendo para São Gonçalo, que é um município importante, gerando esta oportunidade para a comunidade de um modo geral e principalmente para os alunos da Rede Municipal. Destaco o fato de proporcionar para esta nova geração o significado histórico do circo, que é uma das expressões culturais mais ricas e representativas do saber cultural. Nesta quinta edição do projeto foi pensado em dar destaque ao papel da mulher não mais como auxiliar dentro da arte circense, mas como protagonista do espetáculo, que vem a ser um marco em relação às edições anteriores. A arte de um modo geral, o brincar é instrutivo, e permite o lazer, a reflexão, e o circo é pura alegria, e a criança vive desta alegria e trazer e realizar este encantamento para as crianças nos deixa muito feliz”, disse Gilson dos Santos, Diretor de Programação Social do Sesc.

As escolas municipais participantes do projeto são as seguintes: Professora Marlucy Salles de Almeida, São Miguel, Duque Estrada, Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, Luis Gonzaga e Desembargador Ronald de Souza.

SERVIÇO:

Sesc São Gonçalo |Av. Pres. Kennedy, 755 – São Gonçalo – (21) 4020-2101

Lona Cultural Lídia Maria Da Silva – Praça Jornalista Valfrido Rocha, situada na Rua Albino Imparato, s/nº, Jardim Catarina, São Gonçalo – RJ.

Pátio Alcântara | R. Carlos Gianelli – Alcântara, São Gonçalo – RJ

Programação Gratuita

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content