Início > Educação > Alunos da rede municipal de ensino são encaminhados para vagas de jovem aprendiz

Publicado em:  24/10/2018

Após visita às instalações da empresa Mauá neste mês, durante o projeto “Aula Passeio”, da Secretaria Municipal de Transportes, cinco alunos da Escola Estadual Municipalizada de Guaxindiba foram premiados pela viação de ônibus e irão participar do programa Jovem Aprendiz. Eles terão direito a curso profissionalizante, carteira assinada e receberão ajuda de custo, auxílio transporte e auxílio alimentação durante um ano.

A Escola Estadual Municipalizada de Guaxindiba foi escolhida pela empresa Mauá, sendo selecionada para receber as vagas, por ter apresentado o grupo de alunos com maior interesse e comprometimento durante as visitas do “Aula Passeio”, projeto que acontece durante todo o ano e atende diversas unidades de ensino de São Gonçalo. O programa conta com seis meses de curso e mais seis meses de estágio, podendo acarretar na efetivação após o término deste período.

“A empresa Mauá é uma grande parceira. Além de demonstrar preocupação com a reciclagem de pneus e de água, ela nos ajuda neste projeto, garantindo vagas de Jovem Aprendiz para os estudantes da rede municipal de ensino. Isso nos dá ainda mais força para batalharmos por parcerias com outras empresas. Também é importante agradecer a toda a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito, em especial à Kiyomi Castro, que torna o Aula Passeio realidade”, afirma o secretário de Transportes, Felipe Brito.

Para Claudia Paixão, coordenadora pedagógica da Escola Guaxindiba, é importante ter uma postura disciplinada mediante o mercado de trabalho, e este foi o fator preponderante na hora da escolha dos alunos.

“Na nossa escola nós trabalhamos com três pilares: socialização, conhecimento e formação profissional. Por isso, desenvolvemos projetos de conscientização, trabalhos de campo, promovemos palestras, apresentações de teatro, enfim, tudo que possa preparar os estudantes para o mercado de trabalho”, disse.

Aluno do 9º ano, o jovem Leonardo Gama, de 15 anos, tinha dificuldade de comportamento no passado e, com medo que o filho tomasse o caminho errado, seu pai tinha o sonho de vê-lo trabalhando como jovem aprendiz. Agora, o sonho tornou-se realidade.

“Já recebi muitos convites para fazer coisas erradas, mas prometi para mim mesmo que comigo seria diferente. Eu quis me dar essa oportunidade. Quando soube que fui selecionado, liguei para minha família e meus pais começaram a chorar de alegria”, conta o jovem.

A diretora da escola, Admailda Lopes, que trabalha há cerca de 25 anos na unidade, completou: “A herança que podemos deixar é a sabedoria e o ensino. Hoje o agente transformador foi a Mauá, amanhã pode ser outra empresa”, ressalta a diretora, que ainda estava acompanhada pela dirigente do 2º turno da Escola Guaxindiba, Catia Ignácio, e pela professora de Ciências, Suzimeri Almeida, que acompanhou os adolescentes durante a “Aula Passeio”.

Além de Leonardo Gama, também foram premiados com a vaga os seguintes estudantes: Maria Vitória Menezes, 15 anos; Paulo Henrique Matos, 16, Vitor Yuri dos Santos, 16; e Wanderson dos Santos, 15. Além deles, outro jovem entrou este ano e mais três estão na lista de espera, aguardando apenas regularização da documentação.

Jovem Aprendiz

O programa terá duração de um ano, dividido da seguinte forma: seis meses de aula teórica no Sest/Senat e seis meses de prática na própria empresa Mauá. Os estudantes fazem o curso profissionalizante de administração e recebem bolsa de R$ 553,49, além de auxílio transporte e R$ 206,00 de ajuda para alimentação. Todas as despesas são custeadas pela Mauá.

Aula Passeio

O projeto, organizado pelo Departamento de Educação para o Trânsito, consiste em levar mensalmente grupos de alunos da rede municipal de ensino para visitas à garagem de empresas de ônibus, com o intuito de conhecer as instalações, identificar os diferentes profissionais que lá atuam, observar o espaço interno dos ônibus, aprender que existe manutenção periódica, além de proporcionar ao grupo de estudantes informações sobre o Programa Jovem Aprendiz.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira