Início > Educação > Alunos da rede municipal celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos da rede municipal celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em:  05/06/2023

Crianças tiveram manhã com lições de preservação à natureza na APA Estâncias de Pendotiba

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), foi de muito aprendizado e diversão para quatro escolas da rede municipal de São Gonçalo. Através do projeto “Estudo Vivo”, que acontece na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, os alunos tiveram uma manhã de atividades voltadas à preservação do meio ambiente. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação.

Primeiro, os alunos assistiram a um vídeo que mostrava a soltura de animais que foram tratados na instituição, fazendo a reintegração na natureza. Depois, entenderam um pouco mais sobre os perigos de soltar balões e o impacto que eles podem causar no meio ambiente. Os alunos ainda assistiram a uma peça de teatro que tratou o assunto de forma lúdica e divertida.

“Nós estamos no Dia Mundial do Meio Ambiente, mas trabalhamos isso o ano todo, recebendo os alunos aqui na APA. A ideia é sempre mostrar de forma concreta, para que eles vivenciem as dificuldades relacionadas às causas ambientais, como deslizamentos, enchentes, entre outras. O mais importante é que essas crianças percebam que as ações delas, mesmo que pequenas, podem modificar o mundo. Estamos sempre buscando fazer com que elas se tornem multiplicadoras, conscientizando as pessoas ao redor e se tornando cidadãos conscientes no futuro”, afirmou a coordenadora do projeto “Estudo Vivo”, Lorena Ramos.

Os alunos puderam votar para a escolha do novo mascote da área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) e futuro Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS). A eleição segue até o dia 28 de junho e terá a colaboração de outros alunos da rede municipal, que visitarem a APA neste período.

“É fundamental que nossas crianças tenham contato com o Meio Ambiente desde a primeira infância, despertando nelas a consciência de preservar, cuidar e valorizar a nossa natureza, bem como o interesse por esse assunto tão importante”, disse a diretora da Umei Augusto César Morett Silva, Mariana Garcia.

A escola que se interessar em participar do projeto “Estudo Vivo” pode agendar a visita através do e-mail projetoestudovivosg@gmail.com. Os passeios acontecem às terças e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Foto: Julio Diniz