Início > Educação > Alunos da EJA recebem certificado de curso de empreendedorismo

Alunos da EJA recebem certificado de curso de empreendedorismo

Publicado em:  25/08/2022

Capacitação tem foco em mídias sociais e digitais

Alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nove escolas municipais destinaram a noite desta quarta-feira (24) para um momento especial: receber o certificado de conclusão do Curso de Formação Inicial e Continuada de Empreendedorismo em Mídias Sociais e Digitais oferecido na parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo.

A aluna Maria Heloisa da Silva, de 53 anos, avaliou o curso como uma excelente ferramenta para diversificar os negócios. Ela ainda não trabalha por conta própria, mas as aulas fizeram com que ela pensasse em empreender no ramo do crochê.

“Para mim foi muito positivo, um aprendizado muito grande. Eu gosto de desafios e eu nunca tinha feito nada online, foi um ritmo intenso de trabalhar, estudar e depois assistir a aula online. Eu também faço crochê e este curso abriu meus horizontes para usar a internet para divulgar o meu trabalho”, contou a aluna.

A subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, abriu o evento falando sobre a importância deste tipo de parceria para beneficiar os alunos da rede. Ela completou dizendo que as portas da secretaria estão sempre abertas para este tipo de convênio.

“É com muito prazer e alegria que a gente está aqui essa noite de formatura de um curso que traz benefícios à Educação de Jovens e Adultos. Foi uma parceria que deu muito certo e vamos trabalhar para que a gente possa continuar oferecendo outras formações para os nossos alunos”, disse a subsecretária.

Representando o Instituto Federal Fluminense (IFF), a coordenadora da EJA e do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Específica (NAPNE), Neyse de Carvalho Ribeiro, entende as dificuldades que os alunos enfrentam no dia a dia por conta da rotina de trabalho e estudo. Em seu discurso, ela exaltou a determinação e o foco destes alunos que não desistiram, estimulando também a inscrição em novos cursos.

“Estou muito feliz de encontrar esse auditório com tantos rostinhos felizes. Sabemos que a rotina dos alunos da EJA é difícil, então é muito bom ver esse encontro de gerações, sabendo que todos alcançaram o objetivo maior, que é a conclusão deste curso. O campus da IFF estará sempre aberto para receber esses e outros alunos, contribuindo para a educação municipal”, afirmou Neyse.

Foto: Fabio Guimarães