Início > Educação > Alunos da Barão de São Gonçalo usam criatividade no Projeto LER

Alunos da Barão de São Gonçalo usam criatividade no Projeto LER

Publicado em:  05/04/2023

Rede municipal de ensino reforça leitura, escrita e raciocínio lógico

Buscando auxiliar alunos do 3º ao 5º anos na leitura, na escrita e no raciocínio lógico, o Projeto L.E.R (Ler, Escrever e Raciocinar) atende a mais de 40 escolas e cerca de 1500 alunos. Na Escola Estadual Municipalizada Barão de São Gonçalo, em Maria Paula, a criatividade é a melhor aliada para alcançar os objetivos pedagógicos.

Além da leitura e da escrita, também são trabalhadas operações matemáticas de forma leve, com brincadeiras como boliche matemático, Torta na Cara e Uno. A professora Simone Silva conta que, neste projeto, é necessário trabalhar a autoestima do aluno, pesquisando as potencialidades e fazendo um atendimento individualizado.

“É preciso desconstruir as metodologias aplicadas antes para que os alunos aprendam de outras formas, fazendo com que a gente entenda cada aluno individualmente. Essa motivação para eles é muito importante, não pode ser a mesma coisa de sala de aula, é preciso ter uma situação diferente, uma brincadeira, para que o projeto seja dinâmico. Nosso objetivo é mostrar para eles que existem várias maneiras e possibilidades diferentes de aprender”, disse a professora.

O projeto traz o aprimoramento da alfabetização, do letramento e do raciocínio lógico, sem deixar de lado o acolhimento com os alunos que possam ter alguma dificuldade. Segundo a coordenadora, Danielle Costa, é necessário trabalhar a questão cognitiva junto com a confiança da criança, fazendo com que ela eleve a autoestima e, assim, aprenda melhor.

“No projeto, o lúdico é uma questão muito importante, porque dá significado e torna prazeroso o aprendizado para a criança. Os professores se reinventam a todo momento para que aquele aluno se sinta capaz e, assim, avance no conteúdo”, disse a coordenadora.

Autor: Isabelle Villas Boas
Foto: Fabio Guimarães