Início > Educação > Alimentação saudável reduz riscos de doenças do coração

Alimentação saudável reduz riscos de doenças do coração

Publicado em:  18/09/2018

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE), ligado à Secretaria Municipal de Educação, realizou ação social, na última sexta-feira (14), no Partage Shopping, no Centro. O evento, que aconteceu em parceria com o Pró Saúde (serviço integrado de medicina), teve como objetivo alertar para a importância de cuidar bem do coração, tema que é amplamente discutido durante a campanha Setembro Vermelho.

Com muitas bolas vermelhas em forma de coração, o espaço ficou completamente decorado para receber as palestras. As estagiárias de Nutrição das faculdades Universo e Anhanguera, com apoio da coordenadora do DAE, Iracy Barcelos, montaram uma mesa com alimentos que previnem as doenças do coração, como: arroz integral, abacate, brócolis, espinafre, frutas vermelhas, aveia, linhaça, entre outros, e explicaram aos presentes as propriedades de cada alimento para uma vida mais saudável.

O público pôde realizar verificação de peso, altura, imc (índice de massa corporal), circunferência abdominal e, ao final, cada participante recebia um sachê, com sal de ervas (teor de sódio reduzido), sal grosso (menos sódio), orégano (anti-inflamatório), tomilho (aumenta a imunidade) e manjericão (elimina pedra nos rins). As profissionais do Pró Saúde ficaram responsáveis por verificar a pressão arterial dos participantes do evento e orientar como se prevenir da hipertensão arterial.

Para Iracy Barcellos, gestora do DAE, o Setembro Vermelho é muito importante para lembrar os cuidados com o coração.

“Hoje muitas pessoas estão com sobrepeso, obesidade, doenças do coração e até câncer, e este evento tem por finalidade alertar a população a consumir uma alimentação mais saudável possível, praticar exercícios diários, ou seja, de forma regular para ter uma qualidade de vida melhor”, ressaltou Iracy Barcellos.

Para Josiana Martins, técnica em enfermagem e estudante de graduação em enfermagem, do Pró Saúde, é preciso observar diversos sinais para prevenir doenças do coração.

“Tem vários fatores que levam a doenças cardíacas e que devem ser levados em conta, o sedentarismo, estresse, a questão genética, que pode levar a um quadro de hipertensão, por isso a importância de se verificar sempre a pressão arterial e detectar precocemente qualquer pico pressórico (pressão alta) e entrar logo com o tratamento adequado o quanto antes e prevenir outras doenças em decorrência da pressão alta”, finalizou Josiana Martins.

Para Rogério de Ávila, funcionário público e visitante da ação social, é muito importante ter um mês dedicado à prevenção de doenças do coração.

“É muito eficaz e esclarecedor eventos como esse, vou sair daqui com mais conhecimento em relação a prevenção de doenças coronárias e também sobre alimentação saudável, que muitas vezes consumia, mas não sabia fazer bem ao coração. Parabenizo a todos que organizaram esta ação social, com a finalidade de trazer informações para uma vida mais saudável,” destacou Rogério de Ávila.

Campanha

A Campanha Setembro Vermelho, que tem o seu auge no dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis para prevenir as doenças do coração.

No Brasil, as doenças do coração são responsáveis por 33% dos óbitos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e, segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças do coração são a principal causa de mortes no mundo.

É muito importante ter 6 indicadores em dia: a Glicemia, o Colesterol, Hipertensão (se tiver), Circunferência da cintura, Índice de Massa Corporal e Estresse. Para isso, é preciso ir ao médico regularmente e manter uma alimentação equilibrada aliada à atividade física. Isso reduz os riscos e protege a saúde do seu coração.

Dicas – Em relação a circunferência abdominal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para homens é 94 cm e mulheres 80 cm, entre 80 – 88 cm para mulheres e 94 – 102 cm para homens, é um risco aumentado e 102 cm para homens e 88 cm para mulheres é um risco muito aumentado. Em relação a pressão arterial, a OMS classifica entre 120/80mmHg (12×8) até 140/90mmHg (14×9), como aceitáveis, acima desses valores é considerado hipertensão arterial.

Relembrando – Na quinta-feira (13) as nutricionistas do DAE, Iracy Bracellos, (gestora), Ana Angélica Maia, Cleide Resende e Natália Vasconcellos, realizaram mais um ciclo de palestras, na sala multimeios, do Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte, em preparação para as estagiárias de Nutrição, das faculdades Universo e Anhanguera, que irão fazer parte da Rede Municipal de Educação. Os temas abordados foram os seguintes: Ética Profissional, Alimentação Escolar e Cardápios, Amamentação e Introdução Alimentar e finalizando Segurança e Boas Práticas de Merenda Escolar.

Para Iracy Barcellos, nutricionista e gestora do Departamento de Alimentação Escolar, as palestras são essenciais para um melhor desempenho das estagiárias.

“Objetivo sempre é dar uma preparação as estagiárias, para conhecer a realidade do trabalho que irão desempenhar nas escolas e colocá-los em prática, da melhor melhor maneira, para poder atender os alunos do município com uma melhor qualidade, em todos os sentidos, desde a ética profissional, passando pelo confecção do cardápio.” Finalizou Iracy Barcellos.

Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semed