Início > Saúde > Aids aumenta 62% em São Gonçalo

Aids aumenta 62% em São Gonçalo

Publicado em:  15/02/2017

Campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) será realizada até a próxima sexta-feira (17), na Clínica Municipal Gonçalense (CMG), bairro Mutondo, em São Gonçalo. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da utilização de preservativos, principalmente durante o período de carnaval. Somente de janeiro a novembro de 2016, 486 pessoas foram diagnosticadas com aids em São Gonçalo, número 62% maior que em 2015, quando foram diagnosticados 300 casos da doença.

“A prevenção contra a Aids e outras DSTs começa com a consciência a gravidade dessas doenças, nas quais a pessoa corre o risco de ser contaminada e de contaminar alguém. Por isso é tão importante se prevenir”, ressalta o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Na terça-feira (14), foi realizada uma palestra educativa na CMG, onde profissionais da saúde prestaram orientações, fizeram testes rápidos para aids, hepatite e sífilis, além de terem distribuído preservativos. A palestra foi realizada pelo médico Fernando Marques, que explicou sobre a importância da prevenção em homens e mulheres.

“A atenção básica é a porta de entrada dos serviços de promoção à saúde. Precisamos divulgar as informações necessárias de um problema que é de saúde pública e não escolhe classe social”, explica Maria Auxiliadora Rodrigues, subsecretária municipal de Atenção Básica.

O processo de realização do teste-rápido dura 20 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado, feita pela assistente social. Após a detecção da doença, o paciente é encaminhado para tratamento ambulatorial com hepatologista e infectologista, no Pam Alcântara ou na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho.

Tratamento oferecido em São Gonçalo – O município contabiliza 2.200 pacientes em tratamento para HIV nas unidades referências, onde os pacientes podem contar com os serviços de infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, farmacêutica, nutricionista, técnicos de enfermagem e de laboratório, além do aconselhamento e centro de testagem onde a população poderá realizar testes de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Os pacientes portadores de HIV/Aids, devidamente cadastrados e em tratamento no Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, contam com atendimento ambulatorial em duas unidades de saúde municipais: Clínica Gonçalense do Barro Vermelho e Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara.

Foto: Girley Oliveira