Início > Semimd > “Acontece Mulher” realiza homenagem à trajetória de gonçalenses

“Acontece Mulher” realiza homenagem à trajetória de gonçalenses

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/11/2018

Uma noite de celebração e reconhecimento às mulheres gonçalenses, assim foi o encontro de ontem do prêmio “Acontece Mulher”, que homenageou 27 mulheres de iniciativas públicas e privadas. Empresárias, artesãs, atletas, educadoras, assistentes sociais, servidoras públicas e tantas trajetórias que têm a cidade de São Gonçalo como chão de seus desdobramentos. No auditório do ICBEU, no Centro da cidade, mais de 100 pessoas, entre familiares e amigos, prestigiaram o evento realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência.

“Ficamos muito felizes em ver acontecer um momento que foi planejado e idealizado por tantas pessoas que compreendem a importância do reconhecimento. Hoje, temos aqui mulheres de todas as idades, de diferentes lugares e com diferentes histórias, todas tão representativas para a nossa cidade. O empoderamento dessas mulheres reflete em tudo o que elas fazem, e é uma alegria homenageá-las!”, disse a secretária da pasta, Marta Maria Figueiredo.

Dentre os mais de 1 milhão de habitantes de São Gonçalo, uma jovem se destacou. A mais jovem entre as homenageadas, Isabelly Generoso, de apenas 15 anos, já carrega em sua trajetória histórias de superação. Enquanto segurava e contava as medalhas de campeonatos pelos quais passou, a jovem atleta, 15 vezes campeã da Liga Gonçalense de Desporto, integrante da equipe de jiu-jitsu GFTEAM, contava sua história: “Há quatro anos meu irmão decidiu treinar jiu-jitsu, e eu o acompanhava até que decidi praticar também. Hoje o esporte é tudo para mim, e só penso em treinar e evoluir cada vez mais. Moro com os meus pais no Mutuá, e eles sempre me apoiaram em tudo. Infelizmente ainda não tenho patrocínio, mas estamos trabalhando muito para que essa realidade possa mudar”, disse a jovem estudante do 8º ano do Colégio Ismael Branco.

Já aos 73 anos, Maria Antonia Nunes de Azevedo também mantém o sonho vivo. Ela, que hoje é responsável pelo Encontro de Seresteiros que acontece no Centro Cultural Joaquim Lavoura, e as Tardes Musicais que acontecem no abrigo Cristo Redentor, iniciou sua trajetória ao lado de um grande nome para a cidade: o jornalista Assueres Barbosa.

“Desde criança a música sempre foi a minha paixão. Trabalho há 25 anos como seresteira e toda a última sexta-feira do mês me apresento com meus amigos seresteiros na Rua Salvatori, no evento Momento Musical Assueres Barbosa, que também foi um grande amigo seresteiro e hoje cantamos em homenagem a ele. Além disso, duas vezes por semana levo a seresta para o Abrigo Cristo Redentor e é uma alegria indescritível ver os velhinhos reunidos no salão se divertindo. Receber essa homenagem hoje representa para mim gratidão e amor ao que mais me dá prazer na vida que é cantar”, disse.

A premiação chegou a sua oitava edição, e para a subsecretária de Políticas para Mulheres, Andrea Machado, é um momento de reconhecimento e fortalecimento das mulheres.

“O que mais nos incentiva em realizar essa premiação é reconhecer a trajetória das mulheres gonçalenses e suas conquistas. O reconhecimento é algo extremamente relevante, e poder ampliar essa homenagem não só às mulheres do setor público, mas para aquela microempreendedora, uma engenheira, artesã, mulheres que no dia a dia são invisibilizadas, mas que pra nós representam histórias de luta e resistência em nossa cidade, é gratificante”, ressaltou.

Gratidão foi o sentimento que levou a professora de 39 anos, Janete Oliveira Domingo, a ser aplaudida de pé. Fundadora do Projeto Escola Arco íris, que desde 2016 acolhe crianças em situação de vulnerabilidade com aulas de reforço, no Jockey. Para a primeira dama Eliane Nanci, que também foi homenageada, o reconhecimento deve ser estendido a todas as mulheres e suas histórias de luta.

“Me sinto honrada em estar junto de tantas mulheres com histórias inspiradoras. Sabemos que temos ainda muito a fazer em nossa cidade, mas estamos trabalhando firme e dando o nosso melhor para que mais momentos como esse possam acontecer”, finalizou.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content