Início > Educação > Acolher e Cuidar inscreve para edição de junho

Acolher e Cuidar inscreve para edição de junho

Publicado em:  12/06/2019

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) dará início no próximo dia 24 a uma série de palestras e oficinas de Formação Continuada, através do Programa Acolher e Cuidar. Entre os temas deste mês estão “Educação Física na Sala de Aula – Uma Prática Motivadora”, “A Dança e as Relações”, “Ler, Brincar e aprender”, “A Linguagem das Artes”, “Clínica de Meditação”, “Uso da Tecnologia na Educação Infantil”, “Ensinar e Aprender com Inteligência Emocional”, “Pirações de Meia Idade”, “Educação Financeira para Educadores” e “Ensinar e Aprender Matemática nos Dias Atuais”. A programação é aberta aos profissionais da Educação das redes públicas municipal e estadual, particulares e aos estudantes de universidades em geral. As inscrições podem ser feitas através do link: https://tinyurl.com/y3jb6kzs

Desde o início do ano já foram realizados mais de 50 encontros, com participação de cerca de 800 profissionais. A programação respeita a individualidade das pessoas e potencializa o que se tem de melhor, trabalhando dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de competência, habilidades e ferramentas, como a neurociência, meditação e tudo aquilo que está no entorno do trabalho do professor.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que pretende nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação, longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que busca orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, considerando as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada instituição.

Confira abaixo a programação deste mês:

24 – segunda – tarde

Educação Física na Sala de Aula – Uma prática motivadora
Nº da vagas: 20
Convidado: Professor Mauricio de Araujo Marmelo – Professor de Educação Física, Coordenador do Projeto “Futuros Campeões”
Apresentação: Compartilhar experiências de aulas práticas de Educação Física em espaços pequenos – sala de aula.

24 – segunda – noite

A Dança e as Relações
Nº da vagas: 20
Convidada: Professora Érica Assis, bacharel em dança pela UFRJ, é coreógrafa e atua como superintendente de dança da Secretaria de Cultura.
Apresentação: A prática da dança como fator de integração e facilitadora das relações

25 – terça- manhã

Ler, brincar e aprender
Nº da vagas: 20
Convidada: Professora Sandra Lima – Escritora e editora, contadora de histórias, psicopedagoga e professora da Rede Municipal de São Gonçalo.
Foco: Desenvolvimento de dinâmicas de leituras para serem trabalhadas na sala de aula

25 – terça – tarde

A Linguagem das Artes
Horário: 13h30min às 17h30min
Nº da vagas: 20
Convidada: Ana Sobral, arte educadora, responsável pelo Click Sustentável na Subsecretaria de Ações Pedagógicas – SEMED.
Apresentação: Oficina prática e participação no Projeto Click Sustentável. Como trabalhar com artes de forma conectada com a pós-modernidade e sustentabilidade.

25 – terça – noite

Clínica de Meditação

Local: Partage Shopping, 1ºandar, loja 147
Convidado: Núcleo Sahaga Yoga de São Gonçalo
Apresentação: Oficina com exercícios e técnicas de respiração para prática da meditação e concentração; Importante ferramenta para facilitar o nosso dia a dia.

26 – quarta – manhã e tarde

Uso da Tecnologia na Ed. Infantil
Horário: Turma I, 8h às 12h, e Turma II, 13h30min às 17h30min
Nº da vagas: 20
Convidado: Professor Cassio, atua na Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo
Apresentação: Oficina para o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem para o trabalho com crianças.

27 – quinta – tarde

Ensinar e Aprender com Inteligência Emocional
Horário:14h às 18h
Local: Espaço do Conhecimento – Partage Shopping (sala 337)
Nº da vagas: 30
Convidado: Cristiano Gomes Dias, pedagogo, coaching emocional e educador social.
Apresentação: Apresentar a Inteligência Emocional como uma ferramenta de ensino e aprendizagem.

27 – quinta – noite

Pirações de Meia Idade
Horário: 18h30min às 20h30min
Nº da vagas: 20
Local: Espaço do Conhecimento – Partage Shopping (sala 337)
Convidada: Soraya Raposo Cavalcanti
Apresentação: Discutir o universo feminino depois dos 45 anos.

27 – sexta – manhã

Educação Financeira para Educadores
Local: NOVA SEMED (Rua Uriscina Vargas, n° 36, Mutondo – SG)
Nº da vagas: 20
Convidada: Denis de Paula, consultor financeiro, atuante no Projeto CUCA LEGAL.
Apresentação: Ensinar as melhores práticas para você cuidar do seu dinheiro.

27 – sexta – tarde

Ensinar e Aprender Matemática nos dias atuais
Local: ESPAÇO + CONHECIMENTO PARTAGE
Nº da vagas: 20
Convidado: Prof, Jean Carlo da Silva Cordeiro, mestrado em Matemática pelo IMPA, especialização em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática e Professor da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo.
Apresentação: Com base nos descritores de Matemática da Prova Brasil, sendo realizadas orientações de como elaborar uma aula dinâmica e participativa.

Autor: Selma Nogueira