Início > Meio Ambiente > Ações voltadas para cães e gatos movimentam o Mês do Meio Ambiente

Ações voltadas para cães e gatos movimentam o Mês do Meio Ambiente

Publicado em:  23/06/2017

Para quem deseja adotar um amiguinho de quatro patas, a oportunidade está bem pertinho. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Proteção Animal, realizou nesta sexta-feira (23/6), na Praça Doutor Luiz Palmier (Praça da Marisa), Rodo, uma panfletagem de conscientização sobre os maus tratos aos animais. De acordo com a Lei 9605/98, abandonar, bater, matar, deixar preso em corrente, sem água e comida, entre outras coisas, é crime e deve ser denunciado. Para isso, a Prefeitura de São Gonçalo dispõe do telefone 2199-6511. Seguindo o cronograma do Mês do Meio Ambiente, o Shopping Partage, no Centro, irá receber uma feira de adoção de cães e gatos, no dia 2/7.

De acordo com Sérgio Fonseca, Coordenador de Proteção Animal, a adoção deve ser responsável e ciente de tudo o que ela acarreta.

“Temos que intensificar a campanha de adoção consciente para que um animal adotado não acabe voltando às ruas ou abrigos. A nossa missão é levar o máximo de informações possíveis e esse ato é apenas um dos vários que desenvolvemos na Coordenadoria”, disse Sérgio.

Em meio aos pedestres, muitos curiosos sobre o tema, os protetores conseguiram uma adoção mesmo sem o novo adotante ter visto o animal. O morador do Rocha, Ailton dos Santos Silva, de 54 anos, se interessou pelo que viu no panfleto e logo tratou de procurar informações sobre onde poderia conseguir um novo cão.

“Eu adoro animais. Tinha três cadelas em casa, mas uma morreu de velhice. O cantinho dela ainda está lá, pronto para receber outra nova amiga. Não tem nada melhor no mundo que o carinho de um animal. Se eu pudesse encheria a minha casa, cuidando de todos os que estão na rua em busca de um lar”, disse Ailton, emocionado e satisfeito com a nova adoção.

A Coordenadoria também irá receber no dia 29/6, às 10h, no Partage, a médica veterinária Sandra Agenor, para uma roda de conversa sobre proteção animal. Os cuidados com os bichos, a importância da vacinação para a prevenção e o tratamento de doenças típicas e, muitas vezes, fatais aos animais, também será pauta do encontro. Já a feira de adoção será no dia 2/7, das 10h às 17h, também no Partage, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro. O espaço da 1ª Eco São Gonçalo fica no segundo piso.

Foto: Girley Oliveira