Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Promover o acesso ao mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades pessoais, além de incentivar o empreendedorismo. Este é o objetivo das oficinas temáticas realizadas pelo Programa do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem realizando a atividade para usuários dos equipamentos do órgão e instituições de acolhimento. Nesta quarta-feira (04), a equipe do programa esteve na ONG Superar, em Itaúna, para dialogar sobre economia solidária.
O conteúdo programático da oficina, que é dividida em quatro encontros por grupo, aborda também os seguintes temas: Empreendedorismo, Competências Pessoais e Habilidades Sociais e o Mundo do Trabalho. Quem ministrou a aula foi a pedagoga do programa, Janete Nazareth, que acredita que a iniciativa possa proporcionar uma nova visão de trabalho e renda.
“A economia solidária marca a busca pela autonomia, construção de identidade pessoal e coletiva. A cada novo encontro com nossos usuários, buscamos proporcionar um ambiente de troca que estimule um processo de aprendizagem significativo e diferenciado”, afirmou Janete.
O Acessuas busca a autonomia das famílias integradas às políticas de assistência social e faz parte de um conjunto de ações de articulação e mobilização de políticas públicas para acesso à oportunidade ao trabalho e emprego.
“É de grande importância desenvolver programas como este, voltados para a população em maior situação de vulnerabilidade social. Essas ações proporcionam a este grupo oportunidades no mundo de trabalho e contribuem na garantia do direito básico à cidadania”, explicou Marta Maria Figueiredo, secretária da pasta.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados