Início > Saúde > Ação multidisciplinar pelo incentivo à amamentação

Ação multidisciplinar pelo incentivo à amamentação

Compartilhe isso:


Publicado em:  03/08/2021

Reunião na USF Ana Nery esclareceu dúvidas de mães atendidas pela Unidade de Saúde

Desmistificar crenças populares e dúvidas sobre amamentação e nutrição infantil. Esse foi o objetivo da roda de aleitamento para mães, entre puérperas e gestantes que são atendidas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery, no Gradim. A reunião, realizada na manhã desta terça-feira (3), faz parte dos eventos do ‘Agosto dourado’, e abriu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto. O mês será inteiramente dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

A cor dourada não foi escolhida ao acaso. O leite materno é um alimento vivo e, de fato, vale ouro para os bebês, garantindo nutrição, desenvolvimento e uma infância saudável, com menos problemas respiratórios, alergias e menos riscos de desenvolver obesidade. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.

“Esse tipo de reunião é muito importante para a população. É uma ferramenta esclarecedora sobre aleitamento, além de tirar dúvidas de gestantes e mães sobre essa etapa tão importante na vida das crianças”, disse Daniele Negrão, administradora da Unidade Saúde em Família Ana Nery.

As ações e estratégias voltadas para a amamentação e acompanhamento das mães e gestantes têm dado resultados positivos.

“Temos uma resposta muito positiva nesse tipo de abordagem, comprovados pelo Sistema de Informação sobre Vigilância Alimentar e Nutricional, que realiza acompanhamento das mães e crianças atendidas nas USFs do município.O ganho é notório, com menos crianças internadas em unidades de saúde, com problemas respiratórios e desnutrição”, destacou Aline Aguiar, nutricionista e coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.

Durante a reunião, uma equipe multidisciplinar com assistente social, fonoaudióloga, nutricionistas e psicóloga, tiraram dúvidas das mães e gestantes, abordando temas ligados diretamente à amamentação, como contexto socioeconômico, estrutura familiar e alimentação de mães e bebês. O uso de fórmulas infantis e compostos lácteos na alimentação de bebês foram abordados a partir da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). As estratégias da indústria alimentícia para atrair novos consumidores com a venda de leite em pó e leites de caixinha também foram foco da palestra.

A reunião teve um momento dedicado apenas às dúvidas, esclarecendo as participantes sobre mitos e verdades na amamentação. Mitos como leite fraco, alimentos que aumentam a produção de leite, quantidade de leite insuficiente foram quebrados na conversa com os profissionais do Grupo de Apoio ao Aleitamento.

Os participantes também receberam cartilhas sobre amamentação e nutrição saudável, fatores que caminham juntos para a saúde da mãe e do bebê.

A equipe multidisciplinar que realizou a palestra é composta por Aline Almeida, assistente social; Denise Veigo, fonoaudióloga; Alexandre Fernandes, nutricionista; Rogéria Flor, nutricionista e Ana Paula Seixas, psicóloga.

O serviço de aleitamento materno é baseado na Clínica Gonçalense do Mutondo, mas realiza atendimentos conforme demanda das Unidades de Saúde de São Gonçalo e também de forma virtual, através de videochamadas e contatos realizados por e-mail e redes sociais.

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno

O grupo de apoio auxilia as mães no manejo e dificuldades do aleitamento materno, como fissura mamária, mastite ingurgitamento mamário (mamas cheias) ; orientação nutricional na gestação e pós parto; orientação na introdução alimentar dos bebês; direitos da mãe e da criança ; suporte e apoio emocional e incentivo à doação de leite materno.

Serviço:

Grupo de Apoio ao aleitamento Materno

Endereço: Clínica Gonçalense do Mutondo -Rua Dr.Alfredo Backer, 358, Alcântara

Atendimento às terças, quartas e quintas, das 8h às 17h.

Atendimento virtual – O grupo também atende por meio da internet, através do e-mail aleitamento.sg@gmail.com, e também através das redes sociais, pelo Instagram: @grupoapoioaleitamentomaterno e Facebook: Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content