Início > Educação > Ação do PSE atende alunos da E.M. Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra

Ação do PSE atende alunos da E.M. Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra

Publicado em:  04/07/2019

O Programa Saúde na Escola (PSE) realizou ação, na última terça-feira (2), com atividades e palestras sobre saúde e alimentação para os alunos da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ocorreu de 9h às 15h e contou com profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da área técnica de alimentação e nutrição de São Gonçalo (ATAN) que discutiram a respeito de alimentação saudável e a importância para o desenvolvimento das crianças e jovens.

“A atividade faz parte do Programa Saúde Crescer Saudável. Como saúde e alimentação estão diretamente ligadas, as crianças nas escolas necessitam de uma conscientização sobre saúde e educação ambiental. As ações do PSE funcionam como um esclarecimento à comunidade escolar. É um trabalho de prevenção e cuidado à saúde. Uma espécie de troca de experiências e aprendizagem. Queremos levar atendimentos em saúde que possam melhorar a qualidade e o rendimento escolar da criança em sua particularidade, pois tendo saúde adequada, ajuda também no desenvolvimento cognitivo das crianças”, declara a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Durante a ação, profissionais da ATAN e estagiários do 8º período de Nutrição da faculdade Universo realizaram atividades de antropometria (estudo das medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano), educação e avaliação alimentar nutricional, além de orientações sobre o bolsa família.

“Considerando que o desenvolvimento das crianças acontece, também, na escola, torna-se necessário realizar atividades com os professores, uma vez que serão os multiplicadores das informações e contribuintes para o crescimento e aprendizado dos estudantes. Nossos alunos merecem esse carinho e o retorno obtido com esse tipo de ação é rápido e bastante gratificante com o resultado positivo dessas ações”, afirma a coordenadora do PSE pela Educação, Tânia Almeida.

O Programa Saúde na Escola contribui para a formação de estudantes, a partir de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças de crianças, adolescentes e jovens da Rede Pública de Ensino. Acontece frequentemente em diversas escolas no município e para alunos das mais variadas idades.

Autor: Raquel Muniz