Início > Uncategorized > Ação de reinserção social é realizada no Rocha

Ação de reinserção social é realizada no Rocha

Publicado em:  24/11/2021

Secretarias auxiliaram pessoas em situação de vulnerabilidade

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas, realizou uma ação de abordagem integrada na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, no Rocha, na manhã desta quarta-feira (24). A ação teve como objetivo auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social e desobstruir as calçadas. A Secretaria de Ordem Pública, através da Ronda Ostensiva (Romu), da Guarda Municipal e agentes do São Gonçalo Presente, também participaram da ação.

Durante a abordagem, pessoas em situação de rua e usuários de drogas foram abordados pelas equipes e orientados a seguir para uma comunidade terapêutica ou para acolhimento institucional (abrigo). Um homem que precisava de tratamento médico foi acolhido pela equipe do Consultório de Rua, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, e encaminhado ao albergue de passagem para receber todo o acompanhamento necessário.

O secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, esteve presente acompanhando a ação.

“Estamos fazendo uma ação em conjunto com as secretarias. Temos a intenção de desconstruir os espaços públicos e dar dignidade a cada pessoa, garantindo o direito do cidadão que está em vulnerabilidade social. Temos os serviços de acolhimento conosco, alguns não aceitam ficar acolhidos e acabam retornando para a rua, então fazemos a garantia de direito deles, realizando o cadastro dessas pessoas no Cadastro Único”, disse Edinaldo.

“O objetivo dessa ação é aproximar a população em situação de rua com o poder público e ajudá-la a ser reinserida na sociedade. Estamos realizando essas ações para que as necessidades de cada um sejam atendidas, agindo sempre dentro de um consenso” concluiu o assessor Especial da Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas, José Paulo.

Foto: Renan Otto