Início > Educação > A importância da contação de histórias na Educação Infantil

A importância da contação de histórias na Educação Infantil

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/01/2020

As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões. Em São Gonçalo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com foco na formação das crianças, tem uma equipe de contadoras de histórias voltada para a Educação Infantil, que realiza diversas ações com objetivo de levar as mais variadas leituras do universo infantil, inclusive com a criação do “Projeto Brinca Comigo”.

Sob coordenação da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, o projeto leva os alunos da rede municipal para visitarem a Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa frequentemente.

“Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem, uma vez que amplia o universo de significados da criança e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança. As brincadeiras contribuem no desenvolvimento infantil de forma decisiva. Através do brincar, a criança faz a leitura do mundo e aprende a lidar com ele”, declarou Sandra Lima, professora, escritora e contadora de história.

Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através desses contos será formado um banco de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por ela.

Recomenda-se que o educador faça todo um ritual antes do momento de contar histórias. O ideal é que o professor, ao contar uma história, tenha uma diversidade de estratégias sendo consideradas como principais: tocar a imaginação dos alunos, saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, o gesto, e principalmente a entonação da voz, fazendo com que nesse momento a criança fique envolvida pelo encantamento e pela fantasia.

Sugere-se ao professor que crie em sua sala de aula o livre acesso aos livros através de um cantinho de leitura no qual fiquem disponíveis aos alunos livros, revistas, jornais, entre outros, facilitando o manuseio.

Orienta-se que o professor se informe mais sobre os aspectos que estão envolvidos na apropriação do processo da leitura e seus aspectos fundamentais na visão linguística, psicológica, social e fisiológica. Ressalta-se que quando se tem domínio de certo papel a desempenhar, o resultado é totalmente diferenciado e qualificado.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content