Meio Ambiente e Transportes
Começam as obras de requalificação da Praça do Vila Lage
19/05/2025
Equipes aprenderam sobre temas ligados ao pronto atendimento de vítimas de acidentes de trânsito
Agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo participaram, nesta terça-feira (20), de um curso de treinamento para o pronto atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, ministrado na sede do Grupo Ação Resgate (GAR), no bairro Zé Garoto. Dentre os grupamentos presentes, estavam Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e agentes de trânsito. A atividade fez parte da campanha do Maio Amarelo 2025, cujo tema deste ano é “Desacelere”. Seu bem maior é a vida”, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo.
Durante o dia, as equipes da Guarda aprenderam sobre como realizar os primeiros socorros em ocorrências urbanas até a chegada das equipes especializadas. O treinamento foi teórico-prático e debateu assuntos como sinalização e abordagem à vítima; controle de hemorragias e imobilização de fraturas; resposta rápida em engasgos e convulsões; noções de parto de emergência e reanimação cardiopulmonar. No evento, estava presente um representante da Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia.
O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos, destacou a importância da ação para o Maio Amarelo.
“A campanha do Maio Amarelo é muito importante e a gente vem realizando ações no município nos últimos anos. Esse é o mês escolhido pela ONU para destacar a importância da atenção e segurança no trânsito. Então, estamos desenvolvendo diversas ações que conscientizem os motoristas sobre as regras de trânsito. Além disso, estamos trabalhando ações como a de hoje, com guardas municipais, que estão nas ruas todos os dias e são os primeiros a chegar, muitas vezes, em acidentes. A Guarda Municipal é o braço do poder público, na ponta para atender a população, então, eles entenderem sobre primeiros socorros pode evitar que as vítimas tenham sequelas maiores”, disse.
Ewerton Mendes, comandante da Guarda Municipal, também falou sobre capacitações.
“A Guarda realiza capacitações constantes para entregar o melhor para a população. É uma formação continuada por parte dos nossos agentes. Dessa vez, contamos com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, o que é uma honra, mostra a integração das secretarias. Nossa Guarda está comprometida com a segurança, o cuidado e os respeitos aos cidadãos, sempre para atender a população da melhor forma possível”, disse.
Este curso de treinamento foi feito em parceria com o Grupo Ação Resgate (GAR). Bruno César Alcântara é enfermeiro, fisioterapeuta, instrutor de emergência, bombeiro e diretor do GAR. Foi ele quem palestrou para os guardas.
“Eles aprenderam sobre a primeira abordagem nos casos dos acidentes urbanos. Nesta terça-feira, desenvolvemos conhecimentos teóricos e práticos, na qual foram passadas questões clínicas e algumas práticas com manequins. Os guardas estão na rua, são os primeiros a chegar e podem salvar vidas, contendo hemorragias, aprendendo a desobstruir vias aéreas e etc. Eles vão ajudar a facilitar o atendimento especializado dos bombeiros e socorristas que chegam posteriormente”, disse.
O curso realizará, na tarde de quarta-feira (21), uma simulação realista de um acidente entre moto e carro, na qual os guardas irão colocar em prática o que aprenderam nesta terça. A ação acontecerá na Avenida Presidente Kennedy.
Confira a programação do Maio Amarelo em São Gonçalo para os próximos dias:
. Dia 22, às 10h: “Caminhada pela vida”- Soltura de balões amarelos e um minuto de silêncio pelas vítimas de trânsito com alunos dos Colégios Estadual Nilo Peçanha e Senes (Unidade Zé Garoto) e do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato, na Praça Zé Garoto.
. Dia 22, às 14h: Confecção de trabalhos infantis voltados à educação no trânsito com o Fundamental I da Unidade Municipalizada Jardim de Infância Menino Jesus, na Praça Zé Garoto.
. Dia 27, às 10h: “Não seja mulher, seja guerreira” – Palestras educativas para mulheres motoristas de aplicativos sobre segurança e noções de segurança preventiva.
. Dia 28, às 10h: Palestras e jogos com os alunos do Colégio Municipal Estefânia de Carvalho.
. Dia 28, às 14h: Palestra com sobreviventes de acidentes de trânsito – depoimentos em parceria com a Lei Seca.
. Dia 30, às 10h: Encerramento do mês com entregas dos certificados aos guardas municipais que participaram de palestras nos dias 20 e 21 e homenagem a familiares que perderam seus entes queridos em acidentes de trânsito, no Teatro Municipal.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados