Turismo e Cultura
Cidade Ilustrada: Transformação cultural e urbana em São Gonçalo através da arte
03/05/2025
No mês da mulher, em março, São Gonçalo irá receber a exposição “O Paradoxo da Mulher”, através da visão da artista e escultora Elizabeth Salles, que utiliza gesso e materiais recicláveis em sua criação. As peças ficarão expostas no Partage Shopping, no Centro, entre os dias 8/3 e 22/3. A iniciativa é gratuita e tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A exposição irá retratar mulheres que fizeram história em nível mundial e nacional, como a rainha do Antigo Egito, Nefertiti, a cantora americana Nina Simone e a esposa de Zumbi dos Palmares, Dandara. O acervo de obras também aborda a violência doméstica e omissão da sociedade em relação a este problema.
Biografia
Elizabeth Salles nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para São Gonçalo aos oito anos de idade. Desde muito jovem, demonstrava interesse pela arte e se tornou desenhista. Ingressou no mercado de designer de moda em 1990, onde trabalhou até 2003, quando teve seu primeiro contato com a argila em uma exposição artística.
Apaixonada pela arte de esculpir, encontrou ali uma nova forma de se expressar com o mundo, com inspiração no estilo barroco. O trabalho é feito, em sua maioria, com gesso e materiais reciclados. Esta é a primeira vez da escultura em São Gonçalo, que já produziu mais de duzentas peças para seu acervo pessoal.
Serviço – Exposição “O Paradoxo da Mulher”
Data: 8/3 até 22/03;
Abertura: dia 8 a partir das 18h;
Local: Partage Shopping;
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, 2º andar, sala 221;
Entrada gratuita.
Autor: Aaron Cesar
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados