Turismo e Cultura
São Gonçalo celebra o Dia Mundial do Rap com evento gratuito na Praça dos Ex-Combatentes
01/05/2025
Exposições e debates acontecem durante todo o dia no Lavourão
A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo promove, nesta terça-feira, dia 19 de março, uma celebração especial em homenagem ao Dia do Artesão, com uma série de atividades no Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, no bairro Estrela do Norte. As ações terão início às 9h e se estenderão ao longo do dia, com o objetivo de destacar o papel dos artesãos na cultura, economia e identidade local.
A programação terá início às 9h, com distribuição de material informativo e café da manhã. Às 10h, haverá a abertura oficial, seguida de debate sobre “A importância da formalização como empreendedor” com advogada e doutora em Direito, Rosana Antunes.
Na parte da tarde, haverá o debate “O Papel do Artesanato na Preservação Cultural e Desenvolvimento Sustentável”, às 15h, com participação de especialistas, artesãos e representantes da comunidade. Às 16h, será aberta a
exposição do artesanato, oportunidade para os artesãos exibirem e explicarem suas criações ao público. O encerramento, com entrega de homenagens e certificados, acontece a partir das 16h30.
Segundo a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira, a celebração do Dia do Artesão em São Gonçalo promete ser uma jornada de reconhecimento, aprendizado e apreciação, contribuindo para a construção de uma comunidade mais consciente e criativa.
“É fundamental que possamos destacar a riqueza da produção artesanal local e sua contribuição para a preservação da cultura e tradições, enfatizando o papel dos artesãos na economia criativa, incentivando o consumo de produtos artesanais e o apoio a pequenos negócios locais. Estes eventos são uma oportunidade de capacitação e desenvolvimento para artesãos”, afirmou a secretária.
Júlia Sobreira também reforçou que a celebração pelo Dia do Artesão tem como foco a inclusão social e a sustentabilidade, oferecendo oportunidades para grupos vulneráveis e promovendo práticas sustentáveis.
“Temos a oportunidade de buscar a conscientização pública, através de campanhas para educar o público sobre o valor do trabalho artesanal e encorajar o respeito pelos produtos e suas histórias”, finalizou a secretária.
O evento é aberto ao público e tem entrada franca. Será realizado no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Avenida Presidente Kennedy, 721), das 9h às 17h.
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados