Saúde e Defesa Civil
Sistema integrado de Saúde de São Gonçalo é referência no País
31/10/2024
Aplicativo tem vagas para cirurgias no Cavem do Mutuá
A pré-marcação para as castrações no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem) do Mutuá estão reabertas. O agendamento das cirurgias de cães e gatos (machos e fêmeas) pode ser feito através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp). São 168 vagas – 84 agendamentos por semana e que, nesta etapa, vão seguir até o dia 19 de fevereiro. Os agendamentos para o Cavem Alcântara continuam sendo realizados, presencialmente, às terças e quintas, a partir das 8h, com distribuição de 30 senhas por dia.
As datas disponíveis para o pré-agendamento para a unidade Mutuá – dia em que os tutores ou pessoas indicadas por ele através do aplicativo Colab levarão a documentação necessária até o Cavem para a marcação da cirurgia – são 5 e 19 de fevereiro. Deve-se chegar com 10 minutos de antecedência. Datas e horários retroativos não serão agendados ou remarcados.
Os gonçalenses precisam ter dois dias disponíveis para a castração. O primeiro dia é aquele agendado através do aplicativo ou presencialmente e que serve para o responsável levar a documentação. A segunda data é o dia da cirurgia, que é marcada no dia da entrega dos documentos.
Se o tutor agendar pelo aplicativo, não tiver certeza de que estará disponível e ainda não chegou a data de comparecer ao Cavem, ele pode cancelar o agendamento no próprio aplicativo do Colab, dando oportunidade para que outra pessoa consiga realizar a marcação.
Para a realização do cadastro é necessário ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem direito a cadastrar um animal por CPF por mês. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de 25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos e de raças pequenas como pinscher, yorkshire e chihuahua.
Os protetores de animais também podem cadastrar um animal por mês. Para isso, eles devem procurar a Vigilância Sanitária, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), no Boa Vista, para preencher uma ficha de cadastro e, só depois, seguirem para as unidades. Os protetores não precisam fazer o pré-agendamento pelo Colab.
Os moradores que não têm acesso à internet ou dificuldade para baixar e usar o aplicativo podem procurar as unidades para realizar a marcação. No Mutuá, o atendimento presencial acontece às quartas e são realizadas 15 marcações. Em Alcântara, as marcações são às terças e quintas e são distribuídas 30 senhas por dia. Os interessados devem chegar às 8h.
Os Cavens funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A unidade Mutuá fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. A unidade Alcântara fica na Rua Arthur Silva, 91, ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz.
Hemograma – Por orientação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, as unidades vão solicitar o hemograma completo dos animais que passarão pela castração. O resultado do exame deve ser apresentado no dia da cirurgia. A intenção é evitar complicações durante as castrações, caso o animal tenha alguma doença pré-existente e que não consiga ser vista clinicamente.
“Com o exame, o veterinário pode fazer a cirurgia com mais tranquilidade. É um risco cirúrgico para ver se o animal tem as mínimas condições para realizar uma operação. Não é obrigatório, mas imprescindível. Ninguém será impedido de operar sem o exame, mas vai assinar um termo de responsabilidade sobre a ciência do pedido de hemograma”, disse a subsecretária de Saúde Coletiva, Ana Cláudia Pinnas.
Consultas – O Cavem Alcântara tem dois consultórios para as consultas de baixa complexidade. São 14 consultas por turno, totalizando 28 consultas por dia. Para o primeiro turno, os tutores devem chegar até 8h. Para o turno da tarde, devem chegar entre 12h e 13h30. Já o Cavem Mutuá tem um consultório e oferece 17 consultas por dia. Sete no período da manhã e 10 no turno da tarde. Nas duas unidades, as consultas ambulatoriais são por ordem de chegada.
Os dois Cavens também aplicam vacina antirrábica, fazem curativos e aplicam medicações injetáveis, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A vacinação é realizada por vez de chegada sem necessidade de senhas.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados