Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Duzentas pessoas. Essa é a média de pacientes que realizam as trocas de sonda vesical no Polo Sanitário Washington Luiz Lopez, localizado no bairro Zé Garoto. Com um serviço eficaz e qualificado, desde o início da gestão a unidade conta com todos os materiais necessários para esse procedimento que auxiliam pacientes na drenagem da urina em diversas situações, como câncer de próstata, lesão nos nervos da bexiga, fluxo de urina bloqueado por cálculos renais, infecção urinária, entre outros.
“Temos serviços de extrema importância para a vida das pessoas que nunca tiveram seu fornecimento interrompido, como o da troca de sondas. No Polo Sanitário recebemos muitos elogios sobre esse serviço. Isso mostra como prezamos sempre em busca de melhorias para o bem da população”, declara o prefeito José Luiz Nanci.
O Polo realiza o procedimento de troca da sonda vesical de demora e a cistostomia. Esse tipo de sonda é a introdução de um cateter estéril através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina, e que às vezes há necessidade de permanência no paciente por um período, onde é fixado no paciente a sonda com uma bolsa coletora. A enfermeira, Carla Verônica, é a responsável por realizar a troca de sonda e cistostomia na unidade e afirma que é importante a conscientização da população sobre a disponibilidade da troca do material no Polo Sanitário. “Nós atendemos pacientes de todos os bairros do município, pois é de livre demanda desde que tenha um pedido médico. A troca é realizada na maioria das vezes em pacientes que tiveram infecção urinária, prostatite, câncer de bexiga e câncer de próstata. É importante que as pessoas entendam como cuidar do corpo e a consequência da falta de um tratamento adequado”, afirma.
Com o funcionamento todas as quartas-feiras de 8h às 15h, diversas pessoas do município comparecem a unidade para dar continuidade no tratamento com a sonda vesical. O aposentado de 98 anos, Aladio Antonio da Mota, é um dos pacientes que frequentam a unidade há cerca de 10 anos para realizar o procedimento. Morador do Mutuapira, ele sempre comparece a unidade acompanhado de sua filha, Adilceia Guimarães, de 62 anos, que diz estar muito satisfeita com o serviço. “Tem mais de 10 anos que ele realiza a troca de todo o material para a sonda urinária e posso dizer que a qualidade e atenção do serviço é o que mais contribuem. Tudo começou quando descobrimos um problema na próstata dele, mas que não foi autorizado a operar. Desde então, realizamos o procedimento certinho de 20 em 20 dias, mais ou menos, e posso afirmar que meu pai está bem graças a essa equipe e, principalmente, a enfermeira Carla que é um anjo ao cuidar da saúde de tantos pacientes que precisam. Só tenho elogios para o Polo”, informa Adilceia.
A troca de sonda está disponível nos cinco Polos Sanitários:
Polo Sanitário Rio do Ouro, no Rio do Ouro – quinta-feira de 8h às 16h
Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara – segunda-feira a partir das 13h
Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa – terça-feira a partir das 14h
Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina – quinta-feira a partir de 13h
Polo Sanitário Washington Luiz Lopez, no Zé Garoto – quarta-feira de 8h às 15h
Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados