Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Passeio foi promovido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres
Mulheres atendidas pelo projeto social “Mulheres que Fazem e Acontecem” e da Organização Não Governamental (ONG) “Superar” visitaram a exposição itinerante “Meu Lugar” na Praça Chico Mendes, no Raul Veiga, na manhã desta quarta-feira (06). A iniciativa de levá-las à mostra foi da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo. A ação faz parte das comemorações de 133 anos de emancipação político-administrativa no município.
Realizada pelo Museu de Arte do Rio (MAR), em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, “Meu Lugar” traz fotos e vídeos que retratam as diferentes moradias do Rio de Janeiro e está em cartaz de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h, até o dia 1º de outubro, com entrada gratuita. O objetivo da exposição é fazer o público pensar os sentidos do habitar no Estado, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias.
“Este evento proporcionou às participantes a oportunidade de conhecer a cultura e os artistas, que têm um papel transformador na vida de todos. Muitas não teriam a oportunidade de ir ao museu e a Subsecretaria da Mulher fez questão de incorporá-las neste contexto. Não só elas, mas todas as mulheres assistidas pelos equipamentos da Assistência Social terão acesso aos eventos da programação do aniversário de São Gonçalo. Esta ação é de suma importância para a promoção de diversas experiências para essas mulheres, auxiliando no fortalecimento de sua autoestima, criatividade e lazer”, explicou a subsecretária da Mulher, Ana Cristina da Silva.
Com curadoria de Thiago Fernandes e patrocínio da Enel Distribuição Rio, “Meu Lugar” conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas, inclusive gonçalenses. São Gonçalo é a primeira cidade que recebe a mostra, que também vai passar por Duque de Caxias, Guapimirim e Campos.
“É muito gratificante estar aqui hoje. Eu, como moradora de comunidade, nunca tive a condição de estar em vários lugares como museu, teatro e cinema. Agora, estou indo. Vou aproveitar outras programações da Prefeitura também. Já fui ao teatro e saí de lá maravilhada com a orquestra. Me emocionei demais. Agradeço demais por essas oportunidades”, disse a dona de casa Jaqueline Mendes, de 54 anos.
Eventos em paralelo e trânsito
Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de São Gonçalo realizará diversas atividades turísticas e culturais em comemoração aos 133 anos da cidade. Em paralelo à exposição “Meu Lugar”, a Praça Chico Mendes recebe também apresentações de artistas locais.
Para a realização do evento, nos domingos de setembro e o primeiro domingo de outubro, fica proibido o fluxo de veículos na Rua Joaquim Laranjeiras, no trecho entre as Ruas Tiago Cardoso e Arnulfo Cardoso, das 9h30 às 18h.
O desvio do trânsito será realizado para a extensão da Rua Tiago Cardoso, Rua Adolfo Brum e Rua Arnulfo Cardoso, seguindo assim pela Rua Joaquim Laranjeiras, no sentido Estrada Raul Veiga. Agentes das secretarias de Transportes e Ordem Pública estarão trabalhando para auxiliar os motoristas que estiverem passando pela região.
Fica proibido o estacionamento de veículos no trecho da interdição. Aqueles que estiverem estacionados em desacordo estarão sujeitos à remoção conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Confira a programação na Praça Chico Mendes nos fins de semana de setembro:
. Sábado – 9 de setembro
14h – Dança Inclusiva
15h – Folia de Reis
16h – Arte na Rua
. Domingo – 10 de setembro
10h30 – Infantil
14h – Dança Folclórica
16h – Samba De Raiz
. Sábado – 16 de setembro
14h – Dança – Tinha Que Ser Preto
16h – Música ao Vivo
. Domingo – 17 de setembro
10h30 – Infantil
14h – Roda Cultural
16h – Dança
. Sábado – 23 de setembro
14h – Agripina – Performance
16h – Funk da Antiga
. Domingo – 24 de setembro
10h30 – Infantil
15h – Show de humor
Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Notícias relacionadas
Mais Acessados