Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
A Umei Pastora Margareth Ribeiro Araújo, no bairro Jardim Alcântara, recebeu nesta quarta-feira (16), através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Subsecretaria de Limpeza Urbana, a palestra “Lixo com Ação”. O projeto visa conscientizar sobre a importância de realizar o descarte correto do lixo doméstico.
O objetivo principal deste trabalho é promover a mudança comportamental dos alunos, professores e comunidade escolar, com a formação de novos hábitos relacionados ao descarte correto do lixo, bem como a reutilização de materiais recicláveis.
O Projeto “Lixo em Ação” se faz necessário para colocar em prática, no dia a dia dos moradores de São Gonçalo, a mudança do hábito tão danoso ao meio ambiente em relação à má utilização dos recursos naturais e ao descarte incorreto do lixo. A realização de palestras é de grande necessidade e interesse pedagógico, pois a partir da conscientização dos alunos para os problemas que envolvem o lixo produzido não só na escola, mas também em suas casas e no bairro, eles possam ser multiplicadores dessa informação. A diminuição do lixo não depende só dos governantes, depende de todos da sociedade por uma melhor qualidade de vida.
O projeto conta com apoio da empresa de coleta de lixo Marquise, explicando os meios corretos de descarte de lixo, e da Haztec, apresentando material sobre a destinação final do lixo e o funcionamento do aterro sanitário do município, um dos mais modernos do país, algo que, por exemplo, não é encontrado nos municípios vizinhos.
Para que isto aconteça, o projeto irá percorrer as escolas municipais, promovendo palestras, com textos informativos e educativos para que posam ser multiplicados na comunidade.
“As palestras de formação são sempre úteis para entendimento e atualização das equipes pedagógicas e o tema “Lixo em Ação” é fundamental para todos da comunidade escolar e o seu entorno, para saber a maneira correta de descartar o lixo, que sendo mal realizada, acarreta vários problemas prejudiciais a nossa saúde”, finalizou Nina Paraquett, orientadora pedagógica da escola.
“Acreditamos principalmente nas crianças. Em São Gonçalo, como em todo o país, existe a cultura de não saber com lidar com o lixo produzido e sentimos a necessidade de fazer algo para que a mudança aconteça, então desenvolvemos o projeto “Lixo em Ação”, voltado para as escolas pois o futuro são as crianças e com elas temos a possibilidade de criar uma nova cultura de cuidar do lixo de forma correta e assim conseguir melhorar o meio ambiente, começando pelo nosso dia a dia, para viver em lugar mais limpo, livre de vetores prejudiciais à saúde. Ao fazer uma apresentação para professores, imaginamos que eles com seus alunos se tornem multiplicadores das informações obtidas, pois é o que precisamos”, declarou Paulo Vallado, subsecretário de Limpeza Urbana de São Gonçalo
Próximas escolas que receberão a palestra:
18/10 – E.M. Pastor Ricardo Parisi – 15:00h
23/10 – E.M. Zulmira Mathias Netto Ribeiro – 9h30
25/10 – C.M. Amaral Peixoto – 9h30
30/10 – E.M. Paulo Reglus Neves Freire – 9h30
14/11 – E.E.M. Barão de São Gonçalo – 15:00h
Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados