Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Com a previsão de chuva forte para as próximas 48 horas, a Defesa Civil de São Gonçalo mantém o município em Estágio de Atenção para riscos de deslizamentos e alagamentos na cidade. Como principal forma de contato com a população, o órgão utiliza o sistema de alerta por SMS para avisar sobre casos de riscos. Para ter acesso ao serviço, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e digitar o seu CEP no campo da mensagem. A partir daí, o usuário cadastrado passará a receber no celular avisos sobre chuvas, risco de alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais nas áreas cadastradas.
Cabe ressaltar que o serviço é gratuito e tem o objetivo de avisar a população sempre que houver a possibilidade de chuvas, oferecendo ao cidadão, principalmente aqueles que vivem em áreas de risco, a chance de se preparar e ficar alerta para possíveis desastres causados pelas chuvas. Até o presente momento, o município de São Gonçalo possui 42 mil cadastrados, porém, o órgão pretende atingir a marca de 250 mil usuários do serviço nos próximos três meses, com perspectiva futuras de pelo menos 80% da população receber os alertas.
“A Defesa Civil realiza o monitoramento do clima diariamente, então sempre que um técnico detecta um núcleo de chuva com potencial se aproximando a população é alertada. A prevenção é a melhor arma contra os desastres naturais. Embora não seja possível evitar os fenômenos, podemos minimizar seus impactos através de ações preventivas e capacitação das comunidades em áreas de risco. Por isso pedimos a todos que se cadastrem. Apesar de trabalharmos em todas as etapas dos eventos adversos, reforçamos que a prevenção é o foco principal do nosso trabalho”, declara o subsecretário de Defesa Civil, Antonio Haag.
O funcionamento das 25 sirenes que estavam desligadas há quatro anos, devido à crise financeira no Estado do Rio de Janeiro, estão sendo reativadas pela empresa terceirizada Grid Lab. A primeira etapa do trabalho, com troca de baterias, testes das placas de som e troca de botão de acionamento manual, já foi realizada. Ainda faltam a fase 2 e 3, para que o sistema volte a normalidade, como restabelecimemto de energia elétrica que é de responsabilidade da empresa Enel, para finalização do processo.
ENDEREÇOS DOS PONTOS DE APOIO
Paróquia SantAna de Itaúna, Itaúna; Umwi Pastor Militão Ramos de Oliveira, Nova Grécia; Escola estadual Luiza Honório do Prado, Zumbi; Escola Municipal Maria Amélia, Engenho Pequeno; Escola Municipal Deputado José carlos Monteiro, Novo México; Escola Municipal Coronel Amarante, Zumbi;Umei Professor Djair Cabral Malheiros, Tenente Jardim; Ciep 052, Boa Vista; Escola Municipal Evandyr Molina, Venda da Cruz; Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Patronato; Primeira Igreja Batista Ponte Paraguai, sete Pontes; Igreja Imaculada Conceição, Engenho Pequeno; Cras Engenho Pequeno, Pita; Colégio Estadual Oswaldo Ornellos, Porto Novo; Paróquia Santo Antônio, Covanca; Capela do condomínio Village do pontal, Gradim; Ciep 250, Gradim; Creche Escola Suzane e Izaias, Engenho Pequeno;Movimento Pró Criança, Vila Três; Escola Municipal Joaquim Lavoura, Barro Vermelho; USF Mutuaguaçu; Associação de Moradores do Arsenal; Colégio Amaral Peixoto, Lindo Parque.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados