Início > Saúde > Dia Mundial do Idoso é celebrado em São Gonçalo

Dia Mundial do Idoso é celebrado em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/10/2019

“Envelhecer de forma saudável é ser feliz!”, afirmou Genedir Maria da Silva, de 71 anos, que participou da comemoração pelo Dia Mundial do Idoso, realizada nesta terça-feira (1) pelo Programa da Saúde do Idoso de São Gonçalo. Com o objetivo de discutir e promover o envelhecimento saudável e o acesso às políticas públicas, a atividade reuniu centenas de pessoas na Praça Doutor Luiz Palmier, no Rodo.

“É fundamental que a gente promova ações que aproximem o poder público das pessoas. Saúde é também qualidade de vida e temos trabalhado muito para que os idosos do nosso município tenham esse direito garantido!”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

A atividade aconteceu em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Tabagismo, Saúde do Homem, IST/AIDS, Consultório na Rua, Hipertensão e Diabetes, Núcleo de Saúde da Família (NASF) e Saúde da Mulher. Os serviços oferecidos ao público foram aferição de pressão, avaliação nutricional, teste rápido IST/ AIDS, orientações sobre saúde, auriculoterapia, alongamento e zumba.

O aposentado Cândido Lobo de Oliveira, de 83 anos, morador do bairro Santa Catarina, passou por todos os serviços e afirma que ser bem acolhido faz toda a diferença.

“Eu acho que a prefeitura vem fazendo um trabalho significativo para os idosos na cidade. Eu faço ginástica toda semana pelo Núcleo de Saúde da Família (Nasf) e sou muito bem atendido na minha unidade de saúde. Eu gosto dos serviços. Quando a gente é bem assistido isso faz toda a diferença!”, destacou.

A população idosa de São Gonçalo contabiliza 142.376 pessoas, correspondendo a 12,03 % da população total, sendo 59.486 homens e 82.890 mulheres. Para Maria da Conceição Soares, coordenadora do Programa de Saúde do Idoso, é fundamental que as políticas públicas garantam o direito ao envelhecimento saudável.

“O envelhecimento populacional é uma característica e tendência mundial que também observamos na cidade de São Gonçalo. Correspondendo a este movimento mundial, esta cidade tem buscado proporcionar e garantir, no âmbito da saúde na Atenção Básica, o direito do acesso universal e igualitário a um atendimento de qualidade que vise o envelhecimento ativo e saudável!”, afirmou.

Autor: Thayná Valente
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content