Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
Projeto E-Tec será implantado em mais quatro unidades de ensino estaduais
O prefeito Capitão Nelson esteve, na manhã desta terça-feira, no Ciep 410 Patrícia Galvão Pagu, no bairro Santa Izabel, para participar da reinauguração da unidade de ensino, que será a primeira a receber o projeto E-Tec (Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades), do Governo do Estado.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, mais quatro escolas estaduais no modelo E-Tec serão entregues no município pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ). Além do prefeito, também estiveram presentes o secretario municipal de Educação, Mauricio Nascimento, e o deputado estadual eleito Douglas Ruas.
O projeto foi criado para modernizar a estrutura física e pedagógica de 50 Cieps em todo o Estado. Em São Gonçalo, além do Ciep em Santa Izabel, outras quatro unidades estão sendo modernizadas e serão entregues em 2023: Ciep E-Tec 306 Deputado David Quindere, no Jardim Catarina; Ciep E-Tec 052 Prof. Romanda Gouveia Gonçalves, no Boa Vista; Ciep E-Tec 050 Pablo Neruda, no Laranjal; e Ciep E-Tec 412 Doutor Zerbini, no Colubandê.
As unidades escolares que receberem o projetos serão sustentáveis, com painéis solares, sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira, que irão reforçar a alimentação dos estudantes e de suas famílias. Além disso, as escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais, óculos de realidade virtual e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual, as chamadas salas makers, ambientes que incentivam a criatividade.
Além dos equipamentos, a turma do 1º ano passará a estudar em tempo integral com aulas de artes, robótica, games, educação ambiental, empreendedorismo, entre outras. Em 2023, a carga horária das outras turmas também será ampliada.
“Nossas crianças e adolescentes são o futuro. Eles precisam e merecem que invistam na educação deles. Com uma educação de qualidade eles podem ter as mesmas oportunidades de quem estuda em um ensino particular. Essa foi uma das exigências do governador Claudio Castro quando recebeu esse projeto. Aproveitem porque daqui sairão excelentes profissionais”, disse o prefeito Capitão Nelson.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados